Browsing by Keyword "Autoria"
Now showing items 1-13 of 13
-
Análise discursiva do projeto experimental em publicidade e propaganda – campanha: forma de autoria do acadêmico em seu trabalho de conclusão de curso
(2008)O presente trabalho discorre sobre a observância de como se dá a autoria dos Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda – Campanha (PEPP – Campanha) dos acadêmicos formandos dos cursos de graduação em Publicidade ... -
A aula enquanto possibilidade para o acontecimento discursivo: efeitos de sentido do Projeto Cambira para alunos da comunidade pesqueira da Barra do Sul
(2015)O presente trabalho visa contribuir para a discussão sobre o discurso pedagógico no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, por meio da análise das aulas de Formação Inicial e Continuada em Processamento ... -
Autoria e plágio em monografias: uma abordagem discursiva
(2007)A proposta desta dissertação é compreender por meio dos dispositivos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, a posição do aluno enquanto autor nos trabalhos científicos na graduação, as monografias. Para isso ... -
A construção discursiva do profissional técnico: limites de autoria
(2006)Esta dissertação teve como objetivo principal compreender o contexto mais amplo que determina as profissões dos egressos dos Cursos de Técnico Agrícola – TA (tendo como exemplo a Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul) ... -
Discurso materno: articulações entre o gozo e autoria
(2017)Este trabalho dissertativo teve como objetivo analisar o discurso materno presente na escrita do livro “Mãe me ensina a consversar: vencendo o autismo com amor”, da autora Dalva Tabachi, relacionando-o com o conceito de ... -
Efeito de fecho em gestos de leitura do conto A Caçada, de Lygia Fagundes Telles
(2017)Esta pesquisa busca compreender a produção de sentidos em gestos de leitura e interpretação do conto A Caçada, da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles. O conto foi escolhido por apresentar seu final em suspenso, ... -
Espaços de relação e tensão nas práticas de com-posição e in-previstos na cena contemporânea
(2015)O objetivo deste trabalho é o de investigar as práticas de com-posição poético-estéticas cênicas contemporâneas. Perceber como estas proposições distintas do fazer cênico tradicional desejam criar a possibilidade da ... -
O funcionamento da autoria na escrita coletiva de estudantes de ensino médio inovador: espaço de negociação
(2016)Pretendemos compreender, por meio da Análise do Discurso de linha francesa (AD), como/se é possível pensar a autoria em produções textuais coletivas de alunos de Ensino Médio Inovador (EMI), quando envolvidos em uma proposta ... -
Movimentos de autoria nas aulas de inglês
(2015)O objetivo deste estudo é investigar se/como acontece o processo de autoria nas aulas de Língua Inglesa, enquanto um segundo idioma. Nesse movimento, não estamos tratando de um falante ideal, que aprenderá uma segunda ... -
O processo busca/pesquisa na internet: gestos de leitura e condições de produção da autoria na escola
(2016)Compreender o processo de inscrição do sujeito-aluno em uma discursividade online e, particularmente, na textualidade do buscador Google, coloca a autoria em questão, o que o faremos à luz da análise do discurso. Pesquisar ... -
O processo de autoria e a constituição da identidade em trabalhos de conclusão de curso de alunos de administração: uma análise discursiva
(2012)Nesta pesquisa, são objeto de análise trabalhos de conclusão de curso (TCC) de alunos de um curso de graduação em Administração, com o objetivo de compreender o processo de autoria, em suas relações com a identidade da ... -
Seca, xote e baião: o funcionamento da memória, da autoria e da resistência no discurso pedagógico
(2020)A presente tese pretendeu compreender os efeitos de sentidos pelos processos parafrásticos e polissêmicos a partir de fotografias e poesias construídas no Projeto Seca, Xote e Baião, desenvolvido com alunos do ensino médio ... -
Vozes participantes na escola: a autoria em diários de leituras de estudantes do ensino médio
(2020)O presente estudo aborda os processos de interpretação e autoria em diários de leituras produzidos por estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Os diários ...