Itens para a visualização no momento 1-20 of 37

    • A amorosidade no processo educativo 

      Rodrigues, Márcia de Souza (2013)
      O processo educativo escolar encontra-se imerso em um universo de contradições. Por um lado um discurso teórico que não se efetiva na prática e por outro um ensino totalmente desvinculado das vivências dos alunos. Durante ...
    • Bloco alfabetizador 

      Cardoso, Rosinete Costa Fernandes, (2013)
      Resumo: O estudo apresenta uma discussão a respeito da atuação dos gestores em relação aos três primeiros anos do Ensino Fundamental, denominado Bloco Alfabetizador, após a materialização da Lei nº 11.274, de 06 de junho ...
    • Centro educacional complementar em Tubarão/SC 

      Concer, Maiara de Souza (2017)
      Este trabalho é a elaboração de um anteprojeto de um Centro Educacional Complementar na cidade de Tubarão – SC. A ideia surgiu para atender à necessidade de muitos pais exercerem atividades fora do lar e, por isso, ...
    • O cinema que pensa a pedagogia: autonomia e emancipação das práticas pedagógicas nos filmes o contador de histórias e entre os muros da escola 

      Debus, José Carlos dos Santos (2011)
      A pesquisa “O Cinema Que Pensa a Pedagogia: autonomia e emancipação nas práticas pedagógicas dos filmes O Contador de Histórias e Entre os Muros da Escola” busca entender como as práticas pedagógicas, projetadas nas ...
    • Complexo musical 

      Machado, Vitor Fernandes (2017)
      A música é uma das mais fortes manifestações da cultura de um povo, conta sua história e expõe seus sentimentos. Por isso, assim como outras artes, a música deve ter seu espaço na cidade. Pensando na concepção de um ...
    • Conservatório de música: encantos do Rio 

      Morais, Jheinny Andrade (2018)
      Este trabalho final de graduação tem como tema a proposta de um projeto arquitetônico de um Conservatório de Música para a cidade de Tubarão SC, no intuito de criar espaços de convívio e integração que incentivem a ...
    • Da submissão à liderança: um estudo sobre a trajetória educacional e profissional da mulher administradora 

      Noronha, Elisiani Cristina de Souza de Freitas (2003)
      Através deste estudo pretende-se fazer uma releitura da trajetória educacional e profissional feminina, apontando os fatos que contribuíram para que a mulher deixasse de ser submissa e chegasse à liderança, sendo reconhecida ...
    • Um discurso fragmentado: a universidade e suas ações sobre a realidade social 

      Mezari, Josemeri Peruchi (2007)
      Esta dissertação tem por objetivo verificar o grau de conhecimento da Proposta Curricular de Santa Catarina entre os alunos graduandos de 2007 do curso de Letras, licenciatura Português/Inglês, da Universidade do Sul de ...
    • Dormi profissional, acordei professor 

      Bresciani, Sirlene Aparecida Takeda (2011)
      O presente estudo teve origem na prática, como professora no curso de Administração. Tem por objetivo compreender como atua o professor do curso de Administração da Universidade Paranaense ¿ UNIPAR. Partindo do pressuposto ...
    • A educação de jovens e adultos: a motivação como fator de aprendizagem e inclusão social - um estudo de caso sobre os alunos do ensino fundamental no centro de educação de jovens e adultos de Tubarão 

      Mattos, Maria Isabel Alves de (2003)
      Este trabalho teve por objetivo, compreender as razões da motivação como fator de aprendizagem e inclusão social, entre os alunos do ensino fundamental (modularizado), oferecido pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos ...
    • Educação e emancipação 

      Mc Quade Junior, Henry Bill (2015)
      O presente trabalho tem a intenção de contribuir com o debate em torno da educação, buscando nesta práxis social uma das chaves para outro caminho de construção para a liberdade e uma nova sociabilidade. Entendemos ser o ...
    • EDUCAÇÃO EM NANOCIÊNCIA E NANOCTECNOLOGIA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA 

      Barreiros, Yuri (2018)
      A nanociência e nanotecnologia são o estudo e aplicação de coisas extremamente pequenas, que envolvem manipular e controlar átomos e moléculas individuais para criar novos materiais. É um campo multidisciplinar que engloba ...
    • Educação escolar, não escolar e a etnobotânica 

      Barbosa, Alini Martins (2013)
      Entende-se por pesquisa etnobotânica o estudo do ¿uso das plantas medicinais utilizadas empiricamente pela população (SIQUEIRA 2011b, p. 91) e que envolve ¿saberes considerados como saberes populares (CHASSOT, 2001 apud ...
    • A educação na década de ação pela segurança no trânsito 

      Riger, Christian Anderson (2017)
      O presente artigo apresenta o trânsito como um compartilhamento de espaço em que a eficiência e segurança são baseadas em um tripé sustentado pela Educação, Engenharia e Esforço Legal. Levando em consideração o pacto ...
    • Educação para o trânsito: a necessidade de uma maior atuação por parte dos componentes do Sistema Nacional de Trânsito 

      Rodrigues, Alesandro Moreira (2018)
      O presente estudo a ser realizado, tem por escopo apresentar a necessidade de uma maior atuação por parte dos componentes do Sistema Nacional de Trânsito, quanto a Educação para o Trânsito, principalmente com ações planejadas ...
    • Educação para o trânsito: uma questão social 

      Zambon, Leandro (2017)
      O objetivo deste estudo é verificar quais os conteúdos que devem compor o estudo da Educação para o Trânsito voltada aos jovens do Ensino Médio. Como forma de demonstrar os conteúdos a partir de conhecimentos prévios sobre ...
    • EJA na comunidade do Distrito Hercílio Luz, Araranguá-SC 

      Oliveira, Giuliano Roglio de (2013)
      A presente dissertação versa como algumas egressas da Educação de Jovens e Adultos da comunidade do Distrito de Hercílio Luz em Araranguá/SC, concebem e descrevem o processo educativo vivenciado, bem como se houve a ...
    • Fatores determinantes para o sucesso escolar 

      Araujo, Gisela Marques (2017)
      O objetivo deste trabalho é identificar e relacionar fatores determinantes relacionados ao aprendizado e desempenho escolar de crianças e jovens. Atributos econômicos já foram extensivamente estudados e identificados como ...
    • Filosofia para crianças: uma análise e uma crítica 

      Martins, Marco Antônio (2004)
      Esse trabalho se divide em três momentos básicos, o primeiro faz uma retrospectiva de como Mathew Lipman concebe a idéia de trabalhar filosofia com crianças, como o movimento surge e se encontra difundido em termos de ...
    • Gênero e sexualidade no ambiente escolar 

      Silva, Jesualdo da (2015)
      A pesquisa em nível de mestrado procurou responder à seguinte questão: qual a importância que as dimensões de gênero e sexualidade adquirem na concepção das diretoras escolares no reconhecimento ou desconhecimento da ...

      Mantido pela
      Unisul
      Plataforma
      DSpace
      Desenvolvido por
      Digital Libraries
      Licenciamento
      Creative Commons