Browsing by Keyword "Educação matemática"
Now showing items 1-11 of 11
-
Atividade orientadora de ensino e teoria do ensino desenvolvimental: uma possibilidade de articulação na docência em matemática
(2019)Resumo: A temática de investigação consiste no modo de organização de ensino, sustentado nos fundamentos da Atividade Orientadora de Ensino e Teoria do Ensino Desenvolvimental. Os dados da pesquisa consistem nas manifestações ... -
Conteúdo e procedimento de ensino sobre problemas de adição e subtração: uma análise a partir das manifestações dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental
(2018)Investigou-se o conteúdo e o procedimento de ensino expresso nas manifestações de estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, durante resolução de problemas sobre adição e subtração. Trata-se de uma pesquisa do tipo ... -
Dificuldades que obstaculizaram o processo de apropriação do conceito de equação do primeiro grau no 7º ano do ensino fundamental
(2019)O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática foi desenvolvido no contexto do Programa Residência Pedagógica, da Unisul, com financiamento do Governo Federal. Neste programa, observamos que os ... -
Ensino e aprendizagem da tabuada no terceiro ano do ensino fundamental I
(2017)O objeto de investigação é o processo de ensino e aprendizagem da tabuada. Temos como hipótese que, no modo de organização do ensino vigente, as crianças apenas memorizam a tabuada, sem aprender sua lógica interna de ... -
GeoGebra e aplicações na geometria plana: pontos notáveis do triângulo
(2018)As tecnologias estão no nosso cotidiano e não podemos desconsiderá-las, entretanto, apesar de seu papel significativo encontram grandes impedimentos para estar presente no espaço escolar. Há muitos fatores que devem ser ... -
Informática e educação matemática: desafios e possibilidades
(2017)A crescente evolução das tecnologias e a rápida expansão na utilização da informática por grande parte da população brasileira, principalmente de crianças e jovens na fase escolar, impulsionaram pesquisas e discussões que ... -
Modelagem à luz da Teoria Histórico-Cultural
(2020)Como organizar o ensino de Matemática com potencialidades para promover a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico? Este é o problema de pesquisa que temos perseguido nos últimos anos. ... -
Modo de organização do ensino de matemática em cursos de pedagogia: uma reflexão a partir dos fundamentos da teoria histórico-cultural
(2017)Este estudo traz como pressuposto de que o modo de organização do ensino predominante, no Brasil, no que se refere ao conteúdo e método, fundamenta-se na Teoria do Pensamento Empírico. Isso não condiz com o atual estágio ... -
Modo de organização do ensino desenvolvimental de fração: o conhecimento revelado por acadêmicas de pedagogia
(2019)A presente pesquisa surgiu a partir da necessidade de se repensar o modo de organização do processo de ensino e aprendizagem de Matemática no Brasil, que é predominantemente empírico. Tomamos como contexto de investigação ... -
Superação do pensamento empírico pelo pensamento teórico: uma análise das possibilidades na formação de professores
(2019)Este estudo teve como objetivo investigar a origem das mazelas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática com base no método dialético. Desenvolvemos o estudo a partir das respostas a um questionário ... -
Unidade entre o lógico e histórico no movimento conceitual do sistema de numeração proposta por Davýdov e colaboradores para o ensino das operações da adição e subtração
(2015)A presente investigação foi desenvolvida no contexto da Educação Matemática, com foco para o modo de organização do ensino a partir dos pressupostos da Teoria Histórico Cultural. A partir desta Teoria, Davýdov e colaboradores ...