Show simple item record

dc.contributor.advisorSimiano, Luciane Pandini
dc.contributor.authorSerafim, Joyce G Nunes
dc.coverage.spatialTubarão/SCpt_BR
dc.date.accessioned2020-07-30T16:27:59Z
dc.date.available2020-07-30T16:27:59Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/10122
dc.description.abstractO presente artigo analisa as narrativas das documentações pedagógicas construídas em um percurso de formação continuada com professoras da educação infantil de um colégio da rede particular do município de Tubarão – SC. Para tanto, apresentamos elementos de uma pesquisa desenvolvida a partir dos pressupostos da pesquisa documental. Como material empírico, analisamos as documentações pedagógicas e as cartas produzidas no percurso formativo que teve duração de seis meses. Como problema de pesquisa, temos: O que contam as documentações pedagógicas construídas em um percurso de formação continuada com professores da educação infantil? Como resultados, inferimos, a partir das documentações pedagógicas, a narrativa de uma imagem de crianças potentes, ativas, protagonista de suas ações, que exploram, brincam, interagem, divertem-se e se comunicam por meio de diversas linguagens. Com relação aos indicativos de práticas docentes que assegurem as especificidades da educação infantil, percebemos que as práticas educativas não se limitam somente ao cuidado, mas também as brincadeiras, interações e as linguagens, que são eixos norteadores do currículo proposto pelos documentos legais da educação infantil. Por fim, documentar foi desafiador para as professoras, suas narrativas evidenciam as dificuldades encontradas, bem como o quanto tal processo propiciou novos conhecimentos, novas descobertas e uma outra forma de olhar para as crianças, para as narrativas e para os movimentos constituídos e constituintes no contexto educativo.pt_BR
dc.format.extent19 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPedagogia - Tubarãopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocumentação pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleDocumentação pedagógica: novos olhares para a prática pedagógica em um percurso de formação continuada com professoras da educação infantilpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil

Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons