A influência da presença de comorbidades de risco cardiovascular em pacientes com artrite reumatoide na escolha das drogas anti-reumáticas: um estudo transversal de vida real.
Date
2020xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Author
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coadvisor
Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: A artrite reumatoide (AR) é a mais comum dentre as doenças inflamatórias sistêmicas autoimunes. O acometimento da AR não se restringe às articulações, e envolve comorbidades, sendo as mais comuns e graves as doenças cardiovasculares. Este estudo tem como objetivo analisar a influência da presença de comorbidades de risco cardiovascular em pacientes com AR na escolha das drogas anti-reumáticas.
Métodos: Estudo transversal realizado a partir do banco de dados do estudo artrite reumatoide na vida real – REAL, coorte observacional prospectiva. A associação entre o uso das drogas anti- reumáticas e a presença de comorbidades foi representada pela razão de prevalência e avaliada pelos testes de Qui-quadrado ou Exato de Fisher.
Resultados: Foram avaliados 1116 pacientes, sendo a maioria do sexo feminino, com média de idade de 55,15 anos e predominância de doença soropositiva. 63,3% possuíam alguma comorbidade cardiovascular, sendo hipertensão arterial sistêmica a mais comum (49,9%). O uso de glicocorticoides foi observado em 47,4% dos pacientes e houve tendência significativa de menor uso apenas na presença de dislipidemia (p=0,007). Para os AINEs e o sDMARDs nenhuma relação foi encontrada com a escolha das drogas. Identificou-se que a presença de alguma comorbidade cardiovascular associou-se a maior uso de bDMARDs em sua totalidade (p=0,003). A principal medicação biológica utilizada na população foram os anti-TNFs (19,9%), mas não houve nenhuma associação significativa específica entre a presença de comorbidades de risco cardiovascular e o uso dessa classe de biológicos.
Conclusões: A presença de comorbidades de risco cardiovascular foi confirmada ser mais elevada nos pacientes com AR participantes do estudo REAL, porém sua presença não se associou a diferentes estratégias de tratamento com DMARDs sintéticos e biológicos. Evidenciou-se, portanto, a necessidade de se realizar uma melhor avaliação basal das comorbidades a fim de se nortear a escolha das drogas anti-reumaticas objetivando-se melhores desfechos cardiovasculares.
Keyword
Artrite reumatoideComorbidades cardiovasculares
Tratamento
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
- Medicina - Pedra Branca [306]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms