ARTETERAPIA APLICADA À EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
A arteterapia conduz à expressão de pensamentos ou sentimentos
muitas vezes impossíveis de serem expressos por meio de uma única
linguagem. O presente artigo está estruturado em três partes. Inicialmente,
fazemos uma breve explanação sobre a arteterapia aplicada à educação infantil,
com a finalidade de contextualizar a pesquisa. Na segunda parte, caracterizamos
os resultados a partir da perspectiva de Vera Lúcia Trevisan de Souza (2016) e
Viktor Lowenfeld (1976). Na terceira parte discutimos sobre as expressões de
arte e apresentamos algumas considerações sobre a contribuição da arte no
desenvolvimento infantil. Esta pesquisa objetiva analisar a contribuição e a
aplicação da Arteterapia na educação infantil por meio de uma busca de artigos
nacionais e internacionais, indexadas, de acesso gratuito, online, de amplo
acesso em bases de dados consolidadas no meio acadêmico: EDUBASE,
SciELO, Scopus, Web of Science, Google Scholar, dos últimos 10 anos,
resultando em 12 artigos. A pesquisa avança no que tange importância da arte
para o desenvolvimento da criança e aponta o papel social da criatividade como
característica indissociável de um cidadão resiliente, inclusivo, sobretudo livre,
capaz de atos revolucionários para a vida e o bem viver individual e coletivo.
Keyword
Arteterapia; Educação Infantil; Criatividadexmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências HumanasCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms