Avaliação dos conceitos de sustentabilidade aplicados nas fases de construção e operação de uma edificação para obtenção da certificação LEED
Abstract
O meio ambiente vem sofrendo, especialmente depois da revolução industrial, um grave desequilíbrio, uma vez que o modelo de desenvolvimento econômico é baseado na exploração dos recursos naturais. Afim da redução do impacto ambiental surgiu, então, o termo desenvolvimento sustentável, fazendo com que a presente geração haja com responsabilidade para com a futura geração. O setor da construção civil, conhecido pelo consumo de recursos e geração de resíduos em grande escala, também tem buscado técnicas e parâmetros sustentáveis. Assim, para medir o desempenho ambiental de uma edificação surgiram as certificações ambientais, tal como o LEED. O presente estudo é focado nessa certificação e tem como objetivo a avaliação dos conceitos sustentáveis aplicados em um empreendimento afim da obtenção do selo LEED. Para isso, foi realizado uma revisão bibliográfica do tema e um estudo de caso na Creche Hassis – Florianópolis/SC, onde foi observado todos os sistemas sustentáveis que servem de pré-requisito e créditos para a certificação, bem como analisado os pontos positivos e negativos. Por fim, constatou-se que a sustentabilidade é empregada em cada detalhe da creche, seja na construção ou operação, assim sendo merecedora do selo nível máximo.
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