Perfil da violência contra o idoso em uma cidade do sul de Santa Catarina
Date
2020xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Author
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coadvisor
Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) os maus tratos na terceira idade podem ser caracterizados como ato único ou repetido, ou ainda, ausência de ação apropriada que cause dano, sofrimento ou angústia e que ocorram dentro de um relacionamento de confiança. A violência contra o idoso costuma ser categorizada em 5 tipos, sendo eles: violência física, psicológica, sexual, abuso financeiro e negligência. O presente estudo objetivou caracterizar o perfil epidemiológico da violência contra o idoso na cidade de Tubarão, SC.
Métodos: A presente pesquisa trata-se de um estudo epidemiológico com delineamento transversal. A população em estudo consiste em idosos, vítimas de violência que realizaram o registro do caso de abuso na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso durante o período de janeiro de 2013 a dezembro de 2019.
Resultados: Foi encontrado uma prevalência de 31,7% de casos de violência sendo classificados como negligência. As principais vítimas eram do sexo feminino (58,7%), e 51% das vítimas apresentava algum tipo de limitação física ou cognitiva. Os principais agressores foram os familiares das vítimas, em 87,3% dos casos, sendo o domicílio o principal local de ocorrência da violência (83,7%).
Conclusão: Foi possível caracterizar os idosos vítimas de violência na cidade de Tubarão – SC, em um período de 6 anos, com foco no perfil epidemiológico da vítima e de seus agressores, identificando variáveis como sexo, faixa etária, estado civil além dos tipos de violência praticadas e o local de ocorrência das mesmas.
Collections
- Medicina - Tubarão [245]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms