Show simple item record

dc.contributor.advisorCarvalho, Dalmo Gomes de
dc.contributor.authorJesus, Hiago Alves de
dc.contributor.authorCamargo, Leila da Silva Nunes
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-07T21:18:48Z
dc.date.available2020-12-07T21:18:48Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/10822
dc.descriptionThe motivation for the construction of this work came with the current situation experienced by the whole world. The COVID-19 pandemic presented us with countless possibilities for learning mathematics. From this, this work aims to propose didactic situations for basic education involving mathematical modeling with the use of functions in the evolution of COVID-19. It is always a great challenge for the teacher to take mathematics related to real situations to the classroom and propose something different. In this context, it is known that the content of functions is directly linked to various activities of daily life and therefore its study is extremely important. In addition, the use of mathematical modeling as a facilitator of this learning instigates the student to investigate, research and be more critical. In this way, we believe in the relevance of this type of didactic proposal that can contribute to the study of functions with high school students. Keywords: Mathematical modeling. Functions. COVID-19.pt_BR
dc.description.abstractA motivação para a construção deste trabalho veio com a atual situação vivenciada por todo o mundo. A pandemia por COVID-19 apresentou inúmeras possibilidades de aprendizado da matemática. A partir disso, este trabalho tem como objetivo propor situações didáticas para a educação básica envolvendo a modelagem matemática com o uso de funções na evolução da transmissão da COVID-19. É sempre um grande desafio para o professor levar para a sala de aula a matemática ligada a situações reais e propor algo diferente. Nesse contexto, sabe-se que o conteúdo de funções está diretamente ligado a várias atividades do cotidiano e por isso seu estudo é de extrema importância. Além disso, o uso da modelagem matemática como instrumento facilitador desse aprendizado instiga o aluno a investigar, pesquisar e a ser mais crítico. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho quantitativa, exploratória e bibliográfica. Entende-se que os resultados alcançados com as sequências didáticas foram satisfatórios, pois permitirão que o educador proporcione aos educandos uma maneira de estudar o conteúdo matemático explorando o caso real da COVID-19. Deste modo, acredita-se na relevância deste tipo de proposta didática que pode contribuir para o estudo das funções com alunos do ensino médio.pt_BR
dc.format.extent80 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofMatemática - Tubarãopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectFunçõespt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleModelagem Matemática: o uso das funções na evolução da transmissão da Covid-19pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaCiências Exatas e da Terrapt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil

Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons