Show simple item record

dc.contributor.advisorCampos, Antônio Carlos Vieira de
dc.contributor.authorSilva, Gabriel de Azeredo
dc.coverage.spatialPalhoça, SCpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-08T14:27:30Z
dc.date.available2020-12-08T14:27:30Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/10839
dc.descriptionOver the decades, the level of aviation safety has increased considerably due to several factors, such as the level of technology in aircraft and systems, more accurate navigation methods, safety recommendations developed through studies of air crashes and technical analyzes carried out by experts from a wide variety of aviation sectors. The consequence of this was a great reduction in the rates of air crashes at different stages of flight. However, the occurrence of events related to unstabilized approaches, seen since old air crashes to the present day, continues to happen in an increasing way. Therefore, this work sought through exploratory research and bibliographic data collection procedure, to identify the impacts of factors inducing unstabilized approaches in the decision-making process. Promote an analysis of the factors that influence the decision-making process of pilots during an approach procedure and understand how technology on board aircraft influences the behavior of pilots in approach procedures. Thus, the approach of this research was quantitative based on the solid number of data obtained that reinforced the ideas present in the topics of this project and served as a basis to conclude that human factors affect the decision-making process in approach procedures like no other factor.pt_BR
dc.description.abstractCom o passar das décadas o nível de segurança na aviação aumentou consideravelmente devido a diversos fatores, como por exemplo: nível de tecnologia em aeronaves e sistemas, métodos mais precisos de navegação, recomendações de segurança elaboradas através de estudos de acidentes aéreos e análises técnicas realizadas por especialistas de diversos setores da aviação. A consequência disto foi uma grande redução nas taxas de acidentes aéreos em diversas fases do voo. Contudo, o acontecimento de eventos relacionados a aproximações desestabilizadas, vistos desde acidentes aéreos antigos até os dias atuais, continuam a acontecer de maneira crescente. Portanto, este trabalho buscou, através de pesquisa exploratória e procedimento de coleta de dados bibliográfico, identificar os impactos dos fatores indutores de aproximações desestabilizadas no processo de tomada de decisão, de forma a promover uma análise sobre os fatores que influenciam o processo de tomada de decisão dos pilotos durante um procedimento de aproximação e compreender de que forma a tecnologia a bordo de aeronaves influencia o comportamento dos pilotos em procedimentos de aproximação por instrumentos. À vista disso, a abordagem desta pesquisa foi quantitativa a partir do sólido número de dados obtidos que reforçaram as ideias presentes nos tópicos deste projeto e serviram como base para concluir que os fatores humanos afetam o processo de tomada de decisão em procedimentos aproximações como nenhum outro fator.pt_BR
dc.format.extent57 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofCiências Aeronáuticas - Unisul Virtualpt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPalavras-chave: Aproximação Estabilizada; Segurança de Voo; Fatores Humanos.pt_BR
dc.titleAproximação Desestabilizada e Tomada de Decisãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil

Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons