RECURSOS TECNOLÓGICOS: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA INTERPRETAÇÃO DOS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES
Abstract
Esse trabalho teve como objetivo analisar o uso do controle deslizante do software GeoGebra, na interpretação dos coeficientes das funções. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativa, exploratória e bibliográfica. As novas tecnologias educacionais foram a maior motivação, para que se desenvolvesse esta pesquisa. Por conseguinte, apresentou-se um estudo referente ao uso desses recursos, para a sala de aula, relacionando práticas de ensino com inovações tecnológicas, utilizando, especificamente, a ferramenta Controle Deslizante do software GeoGebra, para o estudo dos coeficientes das funções. Em vista disso, foram apresentadas propostas didáticas, com a finalidade de explorar os conceitos de quatro funções: do 1° grau, do 2° grau, exponencial e logarítmica. Considera-se, assim, que os alunos podem compreender as características de cada função e da importância de seus coeficientes, ao estudarem quais mudanças podem acontecer, caso eles sofram alterações. Com as sequências didáticas, foi possível perceber o quanto é importante a uso da tecnologia do controle deslizante do GeoGebra, no estudo do comportamento das funções. Em vista disso, a partir da análise dos dados, verificou-se que o uso desse recurso tecnológico é indispensável ao ensino da matemática, uma vez que proporciona ao aluno a necessidade da aprendizagem significativa.
Keyword
GeoGebra e Ensino da MatemáticaControle Deslizante e funções
Tecnologia Educacional
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências Exatas e da TerraCollections
- Matemática - Tubarão [27]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms