Resumo
O helicóptero é considerado uma aeronave aerodinamicamente instável e pela sua natureza tende a exigir maior proficiência de seus tripulantes. Entretanto, nos últimos meses tem sido cada vez mais comum a busca pela operação single pilot IFR. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar os perigos potenciais, fatores psicológicos, fisiológicos e operacionais que venham a interferir na segurança de um voo single pilot IFR no Brasil. Foi realizada uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico descritivo e documental por meio de artigos, reportagens, regulamentos e leis. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa e a quantitativa, sendo que as análises dos dados foram realizadas por meio de gráficos e tabelas, analisados de acordo com a fundamentação teórica. Concluiu-se no final da pesquisa que não há regulamentação, treinamento e tecnologia suficientes para se operar na configuração single pilot IFR em helicópteros com segurança, não somente pela idade das aeronaves que operam no Brasil, mas também pela falta de tecnologia que capacita a operação, mantendo-a à margem da segurança operacional aceitável.