Procedimentos de Aproximação e o Conceito de Aproximação Estabilizada
Abstract
Esta monografia tem como objetivo compreender os principais motivos que causam a desestabilização de um procedimento de aproximação, verificando os principais cenários e como os riscos envolvidos podem ser mitigados por meio de boas práticas para cumprir os parâmetros de uma aproximação estabilizada. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva com procedimento bibliográfico mediante livros, regulamentos e artigos publicados por entidades e empresas da aviação, como relatórios da Flight Safety Foundation, boletins de segurança da Airbus e regulamentos regidos pela FAA (Federal Aviation Administration), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e ICAO (International Civil Aviation Organization). A abordagem utilizada foi qualitativa. A análise dos dados foi feita por meio de estudos, gráficos, leituras de documentos, periódicos, sites e livros. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que os principais fatores causadores de uma aproximação desestabilizada envolvem a não aderência ao SOP, instruções inadequadas por parte do controle de tráfego aéreo e o gerenciamento inadequado de energia durante a aproximação. Estes que podem ser mitigados através treinamentos direcionados às políticas desenvolvidas e publicadas no SOP, o uso efetivo de briefings, a utilização do conceito do Sterile Cockpit, a utilização de técnicas que buscam meios mais seguros de executar uma aproximação de não precisão, tal como o Continuous Descent Final Approach e o uso do Visual Descent Point, o uso do Crew Resource Management e callouts padronizados, assim como o uso de recursos tecnológicos de monitoramento de performance para prevenção e treinamento de desvios operacionais.
Keyword
Aproximação EstabilizadaGerenciamento de Energia
Procedimento de Aproximação
Aproximação Desestabilizada
Stabilized Approach
Energy Management
Approach Procedure
Unstable Approach
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