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dc.contributor.advisorHenkes, Jairo Afonso
dc.contributor.authorMadsen, Ronald
dc.contributor.authorMadsen, Ronald
dc.coverage.spatialPalhoçapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-08T14:39:55Z
dc.date.available2020-12-08T14:39:55Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/10856
dc.descriptionThis paper aims to discuss the use of biofuels, especially biokerosene, by companies in the field of civil aviation, presenting the impacts on agricultural production and the benefits to the environment. The types of fuels used by Brazilian aviation were conceptualized, as well as the raw materials with the potential for large-scale production of biokerosene. The methodology is characterized as an exploratory research with bibliographic and documentary procedure, through books, articles, reports, regulations and laws. The approach used was qualitative and quantitative. Data analysis was performed using graphs and charts, analyzed according to the proposed methodology. At the end of the research, it is concluded that investments and incentives from federal agencies are necessary for the promotion of biokerosene in Brazil, expanding the possibilities of agricultural production. Another conclusion to be considered is the impacts of this production in different sectors, contributing to the warming of the labor market and, consequently, promoting a more sustainable environment that is adequate to the needs of Brazilians.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo a discussão sobre o uso dos biocombustíveis, em especial o bioquerosene, por empresas da área da aviação civil, apresentando os impactos na produção agrícola e os benefícios ao meio ambiente. Conceituou-se os tipos de combustíveis usados pela aviação brasileira, assim como as matérias- primas com potencial para a produção de bioquerosene em larga escala. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental, através de livros, artigos, reportagens, regulamentos e leis. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. A análise dos dados foi realizada por meio de gráficos e quadros, analisados de acordo com a metodologia proposta. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que se faz necessário investimentos e incentivos dos órgãos federais para a promoção do bioquerosene no Brasil, ampliando as possibilidades de produção agrícola. Outra conclusão a ser considerada, são os impactos dessa produção em diferentes setores, contribuindo para o aquecimento do mercado de trabalho e consequentemente, promover um ambiente mais sustentável e adequado às necessidades dos brasileiros.pt_BR
dc.format.extent42pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofCiências Aeronáuticas - Unisul Virtualpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAviação Civil. Bioquerosene. Matéria-prima. Novas possibilidades. Futuro sustentável.pt_BR
dc.titleA AVIAÇÃO CIVIL E A INSERÇÃO DO BIOQUEROSENE NO BRASILpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


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