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dc.contributor.advisorLohn, Joel Irineu
dc.contributor.authorFarias, Leandro Melo de
dc.coverage.spatialPalhoça/SCpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-08T14:46:48Z
dc.date.available2020-12-08T14:46:48Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/10865
dc.descriptionThis research had as general objective to understand the use of the operational safety tools in the aerial activity that occurs in Terminal Natal. Analyzing their impacts on the Air Traffic Controllers and Pilots routines, when employing new procedures aiming at a safer airspace. It also proposes that the high number of operational safety recommendations, caused by the application of Operational Safety tools, has contributed to a significant reduction in the number of air traffic incidents over the years. The exploratory research was present with analysis of documents, models, manuals and records of occurrences over 10 years. Using a qualitative and quantitative approach, graphs and tables generated data for a more accurate analysis of the situation. First, based on theory, Natal / RN was contextualized in the national and international scene, presenting historical facts that make Parnamirim Field, today Natal Air Base, one of the oldest and busiest Airfields in Brazil. Later, it is shown how general and military air circulation occurs at Terminal Natal, presenting and conceptualizing its air spaces, presenting the main aerodromes within a radius of 20 km from SBNT and how this proximity, if not understood, can make the operation extremely complex and dangerous. Still in the aspect of the Safety Management System, SMS is presented as a reactive tool to the identified dangers, showing a matrix with risk assessment. Finally, 4 air traffic events that took place over the years are analyzed, with the last in 2018, which shaped the way of working in Natal, either by pilots or by flight controllers, who started to incorporate, when ATC bodies or aircraft, Recommended Practice originating from these occurrences. At the end of the research, it is concluded that the high number of reports over the years fed the risk management system, reducing it to acceptable levels, as well as contributing to avoid incidents / accidents, making the airspace safer, proposing the incentive to maintain the reporting culture.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender o uso das ferramentas de segurança operacional na atividade aérea que ocorre na Terminal Natal. Analisando seus impactos nas rotinas de Controladores de Voo e Pilotos, ao empregar novos procedimentos visando um espaço aéreo mais seguro. Propõe também que o elevado número de recomendações de segurança operacional, ocasionadas a partir da aplicação de ferramentas do SGSO, contribuiu para uma redução significativa do número de incidentes de tráfego aéreo ao longo dos anos. A pesquisa exploratória esteve presente com análises de documentos, modelos, manuais e registros de ocorrências ao longo de 10 anos. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa, gráficos e tabelas geraram dados par uma análise mais precisa da situação. Primeiramente, fundamentando-se teoricamente, Natal/RN foi contextualizada no cenário nacional e internacional, apresentando fatos históricos que tornam Parnamirim Field, hoje Base Aérea de Natal, um dos Campos de Pouso mais antigos e movimentados do Brasil. Posteriormente, é mostrada como ocorre a circulação aérea geral e militar na Terminal Natal, apresentando e conceituando seus espaços aéreos, apresentando os principais aeródromos constantes em um raio de 20 Km a partir de SBNT e como essa proximidade, se não for compreendida, pode tornar a operação extremamente complexa e perigosa. Ainda no aspecto do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional, é apresentando o GRSO como ferramenta reativa aos perigos identificados, mostrando uma matriz com avaliação dos riscos. Por fim, são analisadas 4 ocorrências de tráfego aéreo que aconteceram ao longo dos anos, com as últimas em 2018, que moldaram a maneira de se trabalhar em Natal, seja por pilotos, seja pelos controladores de voo, que passaram a incorporar, quando nos Órgãos ATC ou aeronaves, RSO originárias dessas ocorrências. Ao finalizar a pesquisa, concluiu-se que o elevado número de reportes ao longo dos anos alimentou um sistema de gerenciamento de risco, reduzindo-o a níveis aceitáveis, bem como contribuindo para se evitar incidentes/acidentes, tornando o espaço aéreo mais seguro, propondo o incentivo em se manter a cultura de reportes.pt_BR
dc.format.extent87 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofCiências Aeronáuticas - Unisul Virtualpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectSegurança Operacional, Gerenciamento do Tráfego Aéreo, Aeródromos, Terminal Natal.pt_BR
dc.subjectSafety, Air Traffic Management, Airdromes, Natal Terminal.pt_BR
dc.titleA Utilização de Ferramentas de Segurança Operacional e os Seus Impactos nas Atividades Aéreas em Natalpt_BR
dc.title.alternativeThe Use of Operational Safety Tools and Their Impacts on Aerial Activities in Natalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.coadvisorGarcia, Cleo Marcus
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


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