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dc.contributor.advisorMatos, Philipe Guedes
dc.contributor.authorSousa, Jaine Neves Pereira
dc.coverage.spatialPlataforma RIUNIpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-09T11:48:24Z
dc.date.available2020-12-09T11:48:24Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/10902
dc.descriptionThere is a lot of research involved where the history of dance started. It is difficult to determine today, how and why the man started dancing. It was believed that the first records of dancing activity date from the Upper Paleolithic Period; when men lived in small hordes, cultivating a primitive individualism, only concerned with collecting food. Moving on to body image, body image must be understood as a singular phenomenon, structured in the context of human existential and individual experience, in a universe of interrelationships between body images. With that, we arrived at the following research objective: to evaluate by means of systematic review, what is the level of influence of dance in the construction of the body image of children and adolescents, in school practice. The research was carried out in the form of a systematic review. The search method used will be the SSF (Systematic Search Flow) developed by Helio Aisenberg Ferenhof, Dr. Eng. This method is divided into 4 sessions, delimited by its subsections. The databases used were: Scopus, Web of Science, PubMed Central, Science Direct, Taylor & Francis Online- Journals, reaching a total of 84 articles, which after undergoing the declassification screening by duplication or because they do not have an article characteristic, became - if 75. Of the initial 75 articles, none were accepted, as the articles found in the databases did not correspond with the study problem, which would be dance in school practice, as an aid in the construction of body image. Soon after, new searches were made, now on Google Scholar, using the keywords ‘‘ Dance ’’ and ‘Body Image’ ’. Finally, 2 articles that corresponded to the needs of the study were found, these being made available in the Santa Catarina Archives of Medicine and the other in Dialnet. Finally, further research is necessary for the repertoire of material for this theme to grow. Not only theoretical material, but also field research, seeking to know how dance influences the development of school children and adolescents, in addition to their behavioral and physical changes.pt_BR
dc.description.abstractExistem muitas pesquisas envoltas de onde a história da dança começou. É difícil determinar hoje em dia, como e porque o homem começou a dançar. Acredita-se que os primeiros registros de atividade dançante datam do período Paleolítico Superior; quando os homens viviam em pequenas hordas, cultivando um primitivo individualismo, apenas preocupados em coletar alimentos. Seguindo para a Imagem corporal, imagem corporal deve ser entendida como um fenômeno singular, estruturado no contexto de experiência existencial e individual do ser humano, em um universo de inter-relações entre imagens corporais. Com isso, chegamos ao seguinte objetivo de pesquisa: avaliar pelo meio de revisão sistemática, qual o nível de influência da dança na construção da imagem corporal de crianças e adolescentes, na prática escolar. A pesquisa foi feita em forma de revisão sistemática. O método de pesquisa utilizado foi o SSF (Systematic Search Flow) elaborado por Helio Aisenberg Ferenhof, Dr. Eng. Esse método é dividido em 4 sessões, delimitadas por suas subseções. As bases de dados utilizadas foram: Scopus, Web of Science, PubMed Central, Science Direct e Taylor&Francis Online- Journals, chegando a um total de 84 artigos, que após passarem pela triagem de desclassificação por duplicação ou por não possuírem característica de artigo, tornaram- se 75. Dos 75 artigos iniciais, nenhum foi aceito, pois os artigos encontrados nas bases de dados não correspondiam com a questão problema do estudo, que seria a dança na prática escolar, como auxílio na construção da imagem corporal. Logo após, novas buscas foram feitas, agora no Google Acadêmico, tendo como palavras-chave ‘’Dança’’ e “Imagem Corporal’’. Por fim, 2 artigos que correspondiam as necessidades do estudo foram encontrados, sendo estes disponibilizados um no Arquivo Catarinense de Medicina e o outro na Dialnet. Por fim vê-se necessário novas pesquisas para que o repertório de material para essa temática cresça. Não apenas material teórico, mas também pesquisas de campo, buscando saber como a dança influência o desenvolvimento das crianças e adolescentes em idade escolar, além das alterações comportamentais e físicas destas.pt_BR
dc.format.extent15 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofEducação Fisica Licenciatura - Tubarãopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da dançapt_BR
dc.subjectDança e Imagem corporalpt_BR
dc.subjectConstrução da imagem corporalpt_BR
dc.titleA DANÇA NA ESCOLA COMO INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTESIpt_BR
dc.title.alternativeSCHOOL DANCE AS AN INFLUENCE ON THE CONSTRUCTION OF CHILDREN AND ADOLESCENTS 'BODY IMAGEpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dc.subject.areaCiências da Saúdept_BR


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