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dc.contributor.advisorDe Souza, Fabrício
dc.contributor.authorMadeira, Otávio Fernandes
dc.coverage.spatialTrabalho de conclusão de curso Unisulpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T12:20:58Z
dc.date.available2020-12-10T12:20:58Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/10948
dc.descriptionAbstract: INTRODUCTION: The benefits of RT are, the maintenance of bone health, physical fitness, increase of lean mass, the reduction of the fat percentage and for there to be an evolution an adaptation of the organism is necessary, thus having a planning together with a periodization of workload, intensity and overload OBJECTIVE: To verify the effectiveness of resistance training in body composition and posture of beginning practitioners. METHODS: Descriptive comparative research, data collection, with a quantitative approach. The research was carried out with 7 beginning students of both sexes at a gym in the city of Braço do Norte - SC, evaluations were made to identify the body composition and posture (shoulder girdle), intervening with the specific training for each individual for 2 months. . After that period, new evaluations were made to arrive at the results. RESULTS: There was a positive statistical improvement in the post-intervention in relation to weight, lean mass, fat mass and fat percentage. As for the postural issue, we achieved an improvement in all participants, with a minimum of one item aligned and a maximum of three, except number one that did not change. CONCLUSIONS: It is concluded that resistance training is effective for improving body composition and correcting postural misalignment in beginning students.pt_BR
dc.description.abstractResumo: INTRODUÇÃO: Os benefícios do TR são, a manutenção da saúde óssea, aptidão física, aumento da massa magra, a redução do percentual de gordura e para que haja uma evolução é necessária uma adaptação do organismo, tendo assim um planejamento juntamente a uma periodização do volume de trabalho, intensidade e sobrecarga OBJETIVO: Verificar a eficácia do treinamento resistido na composição corporal e postura de praticantes iniciantes. MÉTODOS: Pesquisa descritiva comparativa, de levantamento de dados, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com 7 alunos iniciantes de ambos os sexos de uma academia na cidade de Braço do Norte – SC, foram feitas avaliações para identificar a composição corporal e postura (cintura escapular), intervindo com o treinamento especifico para cada indivíduo durante 2 meses. Após esse período, novas avaliações foram feitas para se chegar aos resultados. RESULTADOS: Verificou-se melhoria estatística positiva no pós intervenção em relação ao peso, massa magra, massa gorda e percentual de gordura. Já na questão postural conseguimos uma melhoria em todos os participantes, com o mínimo de um item alinhado e máximo três, exceto o número um que não teve alteração. CONCLUSÕES: Conclui-se que o treinamento resistido é eficaz para uma melhora na composição corporal e na correção de desalinhamento postural de alunos iniciantes.pt_BR
dc.format.extent17 fpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofEducação Física Bacharelado - Tubarãopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComposição corporal. Treinamento de Resistência. Postura.pt_BR
dc.titleAvaliação da eficácia do treinamento resistido em relação a composição corporal e postura de alunos iniciantespt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the efficiency of resisted training in relation to body composition and position of beginners studentspt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dc.contributor.coadvisorBeck, Roberto
dc.subject.areaCiências da Saúdept_BR


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