A POSSIBILIDADE DAS EMPRESAS AÉREAS BRASILEIRAS ADOTAREM AS MEDIDAS DAS EMPRESAS AÉREAS ESTRANGEIRAS FRENTE À CRISE FINANCEIRA DECORRENTE DA PANDEMIA COVID-19
Date
2020Metadata
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A aviação brasileira é protagonista no mundo. Em 2018, ocupou a 28ª posição em termos de tráfego internacional e o 9º maior mercado de tráfego doméstico. Somente em 2019, foram mais de 100 milhões de viagens, quase 1 milhão de voos realizados, 70 mil empregos diretos, 2,37 milhões de empregos indiretos, movimentando quase 2% do PIB (R$ 150 bilhões). Em 2019, apenas as empresas aéreas brasileiras geraram R$ 45 bilhões de Receita Operacional, com margem de lucro operacional próximo de zero. Entretanto, a pandemia Covid-19 encarregou-se de derrubar o valor de mercado das três principais empresas do setor aéreo (Latam, Gol e Azul) nas primeiras semanas da crise – 47%, 65% e 82%, respectivamente. As perdas de demanda poderão ser de 25% (25 milhões) a 42% (42 milhões) caso a crise financeira mantenha-se por todo o ano de 2020. Normas nacionais e internacionais estão sendo utilizadas pelas empresas aéreas brasileiras para amenizarem a crise financeira decorrente da pandemia. Empresas aéreas estrangeiras estão adotando medidas eficazes para passarem pela crise financeira, motivo pelo qual é necessária uma análise da possibilidade dessas medidas serem adotadas pelas empresas aéreas brasileiras. Para o desenvolvimento do estudo, foi aplicada a técnica de pesquisa bibliográfica e documental, por procedimento monográfico de natureza qualitativa e método dedutivo.
Keyword
Covid-19Pandemia
Crise financeira
Medidas eficazes
Normas nacionais e internacionais
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Ciências Sociais AplicadasCollections
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