Eles querem ver da gente não é o que a gente é: sobre a juventude e o protagonismo em uma escola pública.
Data
2019Metadados
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve como objetivo central analisar se os jovens identificam a escola como potencializadora de protagonismo. A pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo de campo, do tipo exploratória e com corte transversal. Os dados para análise foram concedidos a partir de um grupo focal, que ocorreu mediante quatro encontros realizados com jovens de uma escola pública da Região Metropolitana de Florianópolis. Por intermédio de uma análise de conteúdo, foi possível identificar a relação que os jovens estabeleciam com a escola, com os professores e com as coordenadoras. E também quanto à juventude, a forma como as relações se dispõe nesse contexto, e como os jovens conseguem agir enquanto protagonistas. Logo, os resultados encontrados demonstram que a questão geracional influência nas relações dentro da escola, na forma como os jovens atuam como protagonistas dentro do contexto escolar. Outro ponto a ser destacado é a interseccionalidade versus a imparcialidade dentro do ambiente escolar, e a necessidade de ter um espaço mais afetivo. Quando os jovens aprenderem a protagonizarem, tiverem suas falas validadas, os ambientes pelos quais atuam será mais efetivo em propiciar a aprendizagem e formar vínculos para sua participação.
Palavra-chave
ProtagonismoEscola Pública
Cotidianos
Juventudes
Área do Conhecimento
Ciências HumanasColeções
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