Do Diagnóstico à Rotina Escolar: a percepção dos pais sobre o processo de inclusão de crianças com dislexia nas escolas regulares de ensino fundamental
Date
2019Metadata
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O presente artigo possui o objetivo de analisar a percepção dos pais e/ou responsáveis sobre a inclusão de crianças com Dislexia nas escolas regulares de ensino fundamental. Como procedimento metodológico foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro pais de crianças com Dislexia utilizando a abordagem qualitativa e, para analisar os dados, foi utilizado o método de análise de conteúdo de Bardin. Com esse estudo pode-se concluir que as escolas necessitam de mais subsídios para identificar e auxiliar as crianças que possuem Necessidades Educacionais Especiais, e que o processo de diagnóstico pode influenciar nas atividades escolares, no relacionamento social e nos procedimentos de ensino utilizado pela escola. O diagnóstico adequado facilita a compreensão, dos professores, dos colegas e das famílias, sobre as dificuldades enfrentadas pelas crianças disléxicas. Como consequência, percebe-se o aumento da autoestima das crianças, melhorando na qualidade de vida para elas e para todos com quem ela se relaciona. Como houve dificuldade em encontrar, na revisão bibliográfica, subsídio para o tema Dislexia e educação, sob o ponto de vista investigativo da psicologia, este estudo poderá dar subsídio para as próximas pesquisas e para que o estudo das necessidades educacionais especiais cresça cada vez mais, auxiliando no desenvolvimento das crianças que as possuírem.
Keyword
Dislexia, Educação Inclusiva, Escolas Regulares, Inclusão Social, Família.xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências HumanasCollections
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