KING UM JOVEM TRANSEXUAL E SUA TRAJETÓRIA EM ESCOLAS PÚBLICAS
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2019Metadata
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esta pesquisa teve como objetivo conhecer a escolarização de um Jovem Transexual e sua trajetória em Escolas Públicas. Segundo Bento (2006), o sujeito que não se identifica com o corpo com o qual pertence é denominado de pessoa Transexual. Quanto ao método esta pesquisa ela caracterizou-se como exploratória descritiva, quanto a sua natureza qualitativa, de corte transversal, se delineou como o estudo de um único caso; utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A partir do relato do Jovem Transexual, foi identificado elementos facilitadores e dificultadores da sua trajetória. Os facilitadores encontrados foram: acesso à informação, passabilidade, suporte (social, familiar e psicológico), clareza quando a sua identidade de gênero e garantia de direitos. Já os dificultadores foram: suporte social, modo de se apresentar, rigidez nos processos escolares, transfobia, dificuldade de manutenção das relações interpessoais, falta de abertura para discussão e não garantia de direitos. A partir deste trabalho torna-se inegável a premissa de que as discussões de gênero nas escolas é de suma importância para a promoção e manutenção de saúde psíquica das pessoas com diferentes identidades de gênero, como também a promoção de garantia de direitos.
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