Efeitos analgésicos dos batimentos binaurais: uma revisão integrativa da literatura
Abstract
Introdução: Batimento binaural é a frequência interferencial percebida a partir de dois tons puros ligeiramente diferentes aplicados um em cada ouvido. Num estudo buscando avaliar o nível de dor antes e depois da aplicação de batimentos binaurais, verificou-se que os participantes relataram redução no quadro álgico.
Objetivo: Analisar pesquisas que utilizaram estímulos sonoros por batimentos binaurais, avaliando as frequências utilizadas e os respectivos efeitos na percepção da dor.
Métodos: Revisão integrativa da literatura científica, acerca dos estudos que utilizaram como base de suas pesquisas o fenômeno dos batimentos binaurais e seus efeitos na percepção da dor num período de publicação entre 2010 e 2020. A revisão ocorreu nos bancos de dados científicos: Periódicos do CAPES, BIREME, Scielo e PubMed. Critérios de inclusão: apresentar evidências sobre os efeitos dos batimentos binaurais na percepção da dor, com período de publicação entre 2010 a 2020. Critérios de exclusão: estudos duplicados e aqueles que não se compunham de relatos sobre os batimentos binaurais e seus respectivos efeitos na percepção da dor.
Resultados: Foi obtido um total de 86 estudos, sendo 73 na base de Periódicos do CAPES, 6 na Biblioteca Virtual de Saúde, 7 na base da PubMed e 0 na base da Scielo. Destes, apenas 9 artigos foram selecionados para o presente estudo.
Conclusão: O uso de batimentos binaurais no quadro álgico apresenta-se efetivo. Contudo, faz-se necessário mais investigações a respeito do uso dos batimentos binaurais, para que se fortaleça e entenda-se ainda mais os mecanismos aos quais se dão os efeitos fisiológicos.
Keyword
Percepção da dorPercepção auditiva
Analgesia
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms