Qualidade do ensino médio percebida por estudantes egressos de escolas com modelos de ensino tradicional e de escolas com modelos de ensino alternativos
Date
2020Metadata
Show full item recordAbstract
A qualidade da educação é um elemento imprescindível de ser compreendido para nortear a educação do futuro. Nas bases referenciais da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram elegidos alguns aspectos indicadores de qualidade da educação, os aspectos selecionados para investigação foram: bem-estar; prazer em estudar; criatividade; autonomia, raciocínio científico, motivação, empatia e aplicabilidade dos aprendizados. O objetivo principal deste trabalho foi avaliar a qualidade do ensino médio percebida por estudantes egressos de escolas com modelos de ensino tradicional e de escolas com modelos de ensino alternativos. Para isso foram entrevistadas seis egressas do ensino médio, todas do sexo feminino, de classe média, com idade média de 20 anos. Entre os tipo de escolas frequentadas, duas participantes realizaram o ensino médio apenas em escola tradicional; duas somente em escola alternativa e duas nos dois tipos de escola. Os relatos foram coletados a partir de perguntas elaboradas em um roteiro de entrevista semiestruturada e organizados em categorias conforme aos componentes da qualidade da educação elegidos para analise. Os resultados demonstraram uma proporção maior de ocorrências favoráveis para o desenvolvimento de bem-estar, prazer em estudar e criatividade nos relatos de experiências em escolas alternativas, mas não houve muita diferença entre escolas tradicionais e alternativas na ocorrência de relatos relacionados a promoção de autonomia, raciocínio científico, motivação, empatia e aplicabilidade dos aprendizados. Vale destacar que as experiências relatando as percepções das estudantes egressas foram muito singulares, de modo que num mesmo tipo de escola há diferenças nos relatos sobre a promoção ou não das categorias examinadas.
Keyword
Escola TradicionalEscola alternativa
Qualidade da educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências HumanasCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms