Abordagem baseada em problemas em aulas de educação física nos anos finais
Date
2020Metadata
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O presente trabalho consiste em avaliar se o trabalho pedagógico do professor de Educação Física, por meio da aprendizagem baseada em problemas, contribui para a formação da atividade de estudo do aluno, tendo o problema de pesquisa configurado na seguinte indagação: Quais as possibilidades e os limites da ABP, enquanto metodologia de ensino, para o desenvolvimento da atividade de estudo na perspectiva da teoria histórico-cultural? Deste modo, o objetivo do presente estudo é examinar as possibilidades e os limites da ABP em relação com o desenvolvimento da atividade de estudo, na perspectiva histórico-cultural, no âmbito da educação física escolar. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, com todos os dados coletados por meio de livros e banco de dados de revistas científicas via google acadêmico; os dados obtidos foram processados através de leitura analítica. O presente artigo nos permite concluir, que a ABP apresenta-se como uma estratégia pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Física. Contudo, a ação pedagógica necessita acompanhar essas premissas, avaliando o desenvolvimento psíquico do aluno, mas, não esquecendo da apropriação do conhecimento científico, por conseguinte, o professor assume condição fulcral para que tal objetivo possa se concretizar.
Keyword
Aprendizagem baseada em problemasMetodologias ativas
Prática pedagógica
Educação Física
Ensino escolar
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