Metodologia híbrida: uma perspectiva de potencializar a autonomia e a aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental II na área de ciências da natureza.
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2020Metadata
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O presente artigo refere-se ao uso do Ensino híbrido, metodologia ativa que relaciona as
possibilidades oferecidas pelas tecnologias com as aulas em sala de aula. Alguns estudos vêm
demonstrando que é possível estimular o protagonismo dos estudantes no processo de
construção do seu conhecimento com o uso das metodologias ativas. Diante disso, procuramos
responder nessa pesquisa, qual o papel desempenhado pela metodologia hibrida no processo de
ensino, visando potencializar a autonomia e a aprendizagem dos estudantes do Ensino
Fundamental II. Na busca por respostas ao problema mencionado, este trabalho visa analisar o
papel desempenhado pela metodologia híbrida nas aulas do ensino fundamental II, como uma
prática educativa que favoreça a construção do conhecimento numa perspectiva metodológica
que visa a participação efetiva do estudante em todo o processo. Para alcançar o objetivo
proposto foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem de estudo qualitativo
com enfoque bibliográfico. Os dados foram coletados em artigos científicos publicados entre
2019 a 2020. Os resultados da pesquisa confirmaram que a metodologia híbrida contribuiu para
o desenvolvimento de estudantes mais comprometidos e autônomos. Potencializou a
aprendizagem dos envolvidos, pois proporcionou diferentes espaços de aprendizagem, e
aumentou a interação entre os alunos, durante a realização das atividades. Diante disso,
apresentamos uma sugestão de um plano de ação baseado na metodologia rotação por estação
com o tema vacinação, para uma turma do 7°do ensino fundamental II.
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