A contribuição da gamificação no processo de alfabetização e letramento de crianças do primeiro ano do ensino fundamental: reflexões e possibilidades.
Abstract
O presente artigo tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento da
alfabetização e letramento dos alunos, das turmas de primeiro ano do ensino fundamental de
forma lúdica. Faz-se uma reflexão sobre como a gamificação pode auxiliar nesse processo de
alfabetização das crianças. Para atender o objetivo proposto, foi utilizada uma pesquisa
exploratória, com abordagem qualitativa, de natureza básica. A análise foi feita por meio de
uma abordagem dialética com base no referencial teórico. Serviram para esse referencial:
Soares (1998), Vygotsky (1991), Ferreiro (2001, 2003), Freire (1982), Proposta Curricular de
Santa Catarina (2014), entre outros. Também, foram apresentadas algumas sugestões de jogos,
no sentido de contribuir, para o trabalho de professores alfabetizadores. A partir da análise
empreendida neste artigo, verificou-se que o jogo é um recurso que contribui com o processo
de alfabetização e letramento, e, por meio das sugestões aqui apresentadas, os jogos são
recursos lúdicos, que envolvem o aluno, dando-lhe a oportunidade de aprender de maneira
significativa e atrativa. Ainda, ressalta-se que, embora haja avanços nos estudos sobre
alfabetização e letramento, é imprescindível que se atente para esses processos, levando em
consideração as tecnologias digitais/os jogos digitais (ou não) e o desenvolvimento da
autonomia do aluno, de modo a promover o seu aprendizado, sem perder se vista as práticas
discursivas de leitura e escrita e sua função social.
Collections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms