AGRESSÕES VERBAIS NA ESCOLA: PALAVRAS E A CONSTITUIÇÃO DA CRIANÇA
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2020xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
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Sejam físicas, simbólicas ou psicológicas, as violências se constituem
numa dimensão que atravessa a vida de milhares de crianças, deixando uma
diversidade de marcas em cada uma delas. Diante disso, o presente artigo teve o
intuito de analisar como ocorre o acolhimento a crianças que sofrem ou sofreram
agressões verbais dentro do ambiente escolar. A pesquisa se caracterizou como
exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa e corte transversal. Utilizou-se um
roteiro de entrevista semiestruturada como procedimento de coleta de dados, visto
que este permite maior liberdade de resposta das entrevistadas. Foram
entrevistadas três professoras de escolas públicas da grande Florianópolis que
possuíam experiência em dar aula para turmas de terceiro/quarto ano do ensino
fundamental. Quanto aos resultados, observou-se que as agressões verbais são ato
de ferir alguém através de palavras ofensivas e preconceituosas. Conforme os
relatos das entrevistadas, o ambiente em que as crianças estão inseridas refletem
diretamente em suas ações, de forma que é fundamental abordar o conteúdo de
agressões verbais, a fim de gerar reflexão, aprendizado, respeito e compreensão ao
outro nas suas diferenças, visto que as escolas são instituições capazes de
(re)produzir, mas também de criar formas de enfrentar as violências.
Keyword
CriançasAgressões Verbais
Ambiente Escolar
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Ciências HumanasCollections
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