Fatores relacionados à eficácia do atendimento psicológico clínico a pacientes surdos
Date
2020Metadata
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Esta pesquisa propõe apresentar dados sobre quais fatores estão relacionados à eficácia do atendimento psicológico clínico com pacientes surdos. Os surdos geralmente são interpretados pela sociedade com o estigma da incapacidade, vistos como incompletos, com dificuldades de aprendizagem, ignorando sua subjetividade. Há muitas barreiras que afetam o desenvolvimento dos surdos, como as sociais, sendo a comunicacional uma das mais presentes, podendo repercutir em sua saúde emocional. Para alcançar o objetivo da pesquisa, pretendeu-se identificar, junto aos públicos estudados, fatores do processo de comunicação de pacientes surdos com psicólogo ouvinte; identificar, junto aos públicos estudados, características do processo de psicoterapia com pacientes surdos em relação aos aspectos favoráveis e desfavoráveis à eficácia do atendimento. A pesquisa se caracteriza como descritiva, abordagem pesquisa mista, estudo de caso, corte transversal e de natureza aplicada. Participaram da pesquisa 2 psicólogas clínicas, uma fluente em LIBRAS e a outra não fluente, participando de entrevista semiestruturada, e 8 indivíduos surdos participando de um questionário online. A análise dos dados feita através da análise de conteúdo. Os resultados apontam, em relação à comunicação, que podem existir barreiras na comunicação no atendimento ao surdo, como a diferença de línguas e de cultura. As barreiras podem existir em qualquer atendimento, não se restringindo apenas ao atendimento aos surdos. Ter o domínio da LIBRAS se mostra essencial, uma vez que a comunicação se dá diretamente entre os interlocutores, sem a necessidade de um terceiro, como um intérprete. Os resultados apontaram que conhecer a cultura e a língua do paciente é essencial para facilitar o processo de psicoterapia, valorizando suas subjetividades e histórias. Possuir capacitação em LIBRAS favorece o processo de comunicação, e consequentemente irá favorecer a eficácia do atendimento. Investimento em políticas públicas se mostrou como um ponto favorável, pois sua falta pode afetar a eficácia do atendimento, uma vez que direitos ao paciente podem estar sendo negligenciados, como a acessibilidade. Os resultados apontaram que o tempo de sessão tradicional de 50min dificulta o atendimento ao paciente surdo, uma vez que se necessita de um tempo maior para as sinalizações da LIBRAS e/ou tradução. A presença do intérprete pode vir a ser prejudicial, pois uma terceira pessoa na sessão pode dificultar ao paciente a exposição de determinados fatos, sentimentos, no emergir de memórias etc., além de poder interferir na criação do vínculo terapêutico entre psicólogo e paciente. Pode-se concluir que a comunicação é um fator essencial para a eficácia do atendimento psicológico clínico, e é importante que se diminuam as barreiras sociais, em especial as comunicacionais. Para tanto, é necessário investir em políticas públicas no intuito de incluir verdadeiramente as pessoas com deficiência, assim como garantir a equidade e a acessibilidade, resultando em acesso a atendimentos de qualidade e que tragam resultados mais eficazes.
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