Os motivos que caracterizaram a evasão escolar no município de São José no ano letivo de 2019.
Date
2020Metadata
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A escola e a educação ajudam a formar sujeitos capazes de realizar transformações no mundo e em suas vidas. Por essa e outras razões, o fenômeno da evasão escolar deve ser alvo de prioridade de políticas públicas, visando enfrentar o problema da evasão escolar de crianças e adolescentes que possam permanecer fora do processo de escolarização. A partir desse contexto, foi realizada uma pesquisa com objetivo de caracterizar as situações de evasão escolar na rede municipal de ensino fundamental de um município da Grande Florianópolis no ano de 2019. Para tanto, foi realizada pesquisa documental, em que foram analisados relatórios arquivados na secretaria de educação do município acerca dos alunos evadidos naquele ano. De posse desses dados, foram realizadas análises de modo quanti e qualitativo, sendo que os dados quantitativos foram analisados a partir da verificação da frequência com que apareceram. Já a análise dos dados qualitativos foi realizada por meio de análise de conteúdo. Como resultados identificou-se que a evasão escolar ocorre em número maior aos alunos do sexo masculino, sendo em média alunos na faixa etária de 8 a 13 anos de idade. Quanto à situação socioeconômica, a maioria vive com renda de até um salário-mínimo. Em relação à situação do aluno no final do ano letivo, a maioria retornou à escola e foi aprovado, mas há um percentual significativo de alunos com reprovações ou ainda em situação ainda de evasão. Entre os motivos elencados para a evasão estiveram: residir longe da unidade escolar, mudança de endereço por parte da família ou por parte do aluno, desmotivação ou falta de incentivo por parte do aluno e familiares, fuga do lar, separação dos pais e falta de transporte. Diante dos dados obtidos, considera-se que a psicologia pode contribuir com ações de prevenção da evasão escolar, identificando precocemente situações que possam levar a esse fenômeno e contribuindo para a garantia de direitos em relação à educação de crianças e adolescentes.
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escolaeducação
evasão escolar
psicologia
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