Possibilidades e limites das metodologias ativas na atividade de estudo do aluno
Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar as possibilidades e os limites das metodologias ativas em proveito da atividade de estudo do aluno. Para tanto, tomou-se como referencial teórico a teoria histórico-cultural. Buscou-se pesquisar sobre a contribuição das metodologias ativas no planejamento do professor e, por consequência, verificar se tais metodologias contribuem para o processo de ensino e aprendizagem no sentido de efetivar o desenvolvimento integral do aluno sob a ótica da teoria histórico-cultural. Nesse sentido, esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica, cujo intuito é se apropriar do referencial teórico e analisar os fundamentos das metodologias ativas. Verificou-se que, para que o processo de ensino e aprendizagem seja contemplado em sua plenitude, é necessário que o aluno esteja em atividade de estudo. Assim, a atividade de estudo voltada para o processo de ensino e aprendizagem não é considerada uma atividade inata. O professor tem o papel de criar condições para que a atividade de estudo possua um sentido pessoal, de modo que o indivíduo possa relacionar, nessa prática, a sua vida social, sentindo a necessidade de assimilar os conhecimentos teóricos. Por esta ótica, foi possível compreender que as metodologias ativas possuem suas limitações no processo de ensino e aprendizagem, visto que foram verificadas algumas contradições, como o esvaziamento do conhecimento historicamente sistematizado no que diz respeito à relação das metodologias ativas com a atividade de estudo, bem como a compreensão do papel do professor no processo de ensinar.
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