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dc.contributor.advisorSiebert, Silvânia
dc.contributor.authorLimas, Leonardo Severino
dc.coverage.spatialPalhoçapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-15T21:23:19Z
dc.date.available2020-12-15T21:23:19Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/11394
dc.descriptionThis monograph is aimed at the discursive study of the different meaning effects materialized in the slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. The catchphrase was adopted by Jair Messias Bolsonaro and became popular during the 2018 presidential elections. For such investigation we opted to use the french approach of Discourse Analysis (DA) as a theoretical and methodological tool. We aim to analyse the discourse from its opacity, questioning the different ideas present in the text and understand the functioning of the discourse. Therefore, as discourse analysts we will take into consideration the processes and the conditions for language production, relating it to its exteriority. The DA, whose purpose is to comprehend how the symbolic objects produce meaning, is put side by side with the political discourse and the advertising language, in order to understand the discursive operation of slogans. We conclude, then, that our corpus goes beyond the production of meaning, which evokes nationalism and religion. It is a procedure in which the State produces a memory network that involves a neoliberal discourse, which is globalised, homogeneous and silenced by the ideology.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia destina-se ao estudo discursivo dos diferentes efeitos de sentido materializados no slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. O bordão foi adotado por Jair Messias Bolsonaro e se popularizou durante as eleições de 2018. Para tal investigação, optamos pelo uso da Análise do Discurso (AD), de corrente francesa, como ferramenta teórico-metodológica. Propomos analisar o discurso a partir de sua opacidade, questionando as diferentes ideias presentes no texto e compreender o funcionamento do discurso. Portanto, como analistas do discurso vamos considerar os processos e as condições de produção da linguagem, relacionando-a à sua exterioridade. A AD, que visa compreender como os objetos simbólicos produzem sentidos, em nossa análise é posta ao lado do discurso político e da linguagem da propaganda, com o objetivo de compreender o funcionamento discursivo dos slogans. Concluímos, então, que o nosso corpus vai além da produção de sentidos que evocam o nacionalismo e a religião, é um procedimento por meio do qual o Estado produz uma rede de memória que envolve um discurso neoliberal mundializado, homogêneo e silenciado pela ideologia.pt_BR
dc.format.extent61pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPublicidade e Propaganda - Pedra Brancapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectSloganspt_BR
dc.titleSlogan: a linguagem como objeto de análise e a propaganda política como discurso de poderpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaCiências Sociais Aplicadaspt_BR


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