dc.contributor.advisor | Cardozo, Adriana de Oliveira Limas | |
dc.contributor.author | Dagostin, Aliny | |
dc.coverage.spatial | Tubarão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T02:12:37Z | |
dc.date.available | 2020-12-16T02:12:37Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/11513 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo compreender a função da arte musical na constituição psíquica do sujeito, de forma a encontrar as relações entre música e psicanálise e seus efeitos sublimatórios. Através de referências bibliográficas buscou-se de forma exploratória artigos mais recentes em relação ao tema, articulados aos autores clássicos da psicanálise, como Freud e Lacan. Diante dos objetivos propostos foi possível afirmar que o ingresso no universo simbólico é o momento da constituição do inconsciente e que o imaginário é o que nos introduz à subjetividade. Sendo assim, o músico se faz sendo convocado pela pulsão e é direcionado pela força do seu desejo. Mesmo a sublimação sendo individual, os objetos criados adquirem um valor social coletivo e através dela há efeitos de uma possibilidade de satisfação mesmo que substitutiva, desta forma, para seguir o caminho sublimatório torna-se necessário contornar das Ding. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 f. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psicologia - Tubarão | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Sublimação | pt_BR |
dc.title | A voz que vem da alma: música e psicanálise | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dc.subject.area | Ciências Humanas | pt_BR |