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dc.contributor.advisorThiesen, Maria Dolores
dc.contributor.authorSilvestrin, Janine Scarinci
dc.coverage.spatialPalhoçapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-16T10:58:58Z
dc.date.available2020-12-16T10:58:58Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/11549
dc.descriptionThe purpose of this article is to provide reflections on the attributions and competencies of Social Work in the fight against LGBTphobia, articulating with the work process of the social worker with the LGBT population at ADEH - Association for the Defense of Human Rights with a Focus on Sexuality, and at other socio-occupational spaces that involve the daily life of the profession. For this, the deductive and qualitative method was used, providing for a normative and bibliographic review of the Social Worker's Code of Ethics, the Social Service Course Curriculum Guidelines, the 1988 Federal Constitution and other research on the same theme. We tried to address some relevant concepts before entering the theme, to facilitate the reader's understanding, as well as the theoretical-methodological, ethical-political and technical-operative competences of Social Work. A survey of some data on violence against the LGBT population and policies that observe gender relations was also carried out. With this, the need to think about training is highlighted, consolidating the theme in a way more intrinsic to professional performance, observing the Code of Ethics and the changes in the treatment of social issues.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo propiciar reflexões sobre as atribuições e competências do Serviço Social no combate a LGBTfobia, articulando com o processo de trabalho do/a assistente social com a população LGBT na ADEH – Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade, e nos demais espaços sócio-ocupacionais que envolvem o cotidiano da profissão. Para isso, foi utilizado o método dedutivo e qualitativo, prevendo uma revisão normativa e bibliográfica do Código de Ética do/a Assistente Social, das Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social, da Constituição Federal de 1988 e outras pesquisas da mesma temática. Buscou-se abordar alguns conceitos relevantes antes de adentrar o tema, para facilitar o entendimento do leitor, bem como as competências teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do Serviço Social. Também foi realizado o levantamento de alguns dados de violência contra a população LGBT e políticas que observam as relações de gênero. Com isso, pontua-se a necessidade do pensar a formação consolidando o tema de modo mais intrínseco à atuação profissional, observando o Código de Ética e as transformações do próprio trato às questões sociais.pt_BR
dc.format.extent26 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofServiço Social - Pedra Brancapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLGBTfobiapt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.titleAs atribuições e competências do assistente social no combate a LGBTfobia: as atividades desenvolvidas pela ADEH - Associação Em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidadept_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dc.subject.areaCiências Sociais Aplicadaspt_BR


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