Proposta curricular de Santa Catarina: um lugar de representação para obras e autores catarinenses nos estudos de gêneros textuais/discursivos no ensino médio
Date
2020Metadata
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Buscamos analisar a macroestrutura discursiva da Proposta Curricular de Santa Catarina, com enfoque nas Diretrizes (LDB) para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura na modalidade de Ensino Médio. O objetivo desta pesquisa é identificar quais obras e autores catarinenses são indicados para o ensino de Língua e Literatura no Ensino Médio que constam e se constam na PCSC (2014) e a valorização de obras e autores da Literatura Regional no ensino-aprendizagem. Essa análise permite o reconhecimento dos gêneros textuais/discursivos predominantes no referido documento e como são mobilizados esses gêneros para o estudo em sala de aula. A pesquisa desenvolvida apresenta uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, envolvendo a leitura de bibliografia específica das áreas de Letras, Literatura e de Análise do Discurso. Para a análise da macroestrutura discursiva da Proposta Curricular de Santa Catarina, foi analisada a incorporação ou exclusão das obras e autores.
Keyword
Gêneros textuaisLíngua Portuguesa
Cultura catarinense
Literatura catarinense
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Linguística, Letras e ArtesCollections
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