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dc.contributor.advisorRibas, Armando Cardoso
dc.contributor.authorSeemund, Beatriz Berber
dc.coverage.spatialFlorianópolispt_BR
dc.date.accessioned2020-12-16T18:29:48Z
dc.date.available2020-12-16T18:29:48Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/11615
dc.descriptionThis project developed the prototype of an applicative to help the well being and mental health of the users. This idea comes from the high incidence of mental disorders mainly among young people, contributing to the depression epidemic. With the spread of technology, these problems intensified, mainly with the arrival of social media, becoming one of the main vehicles of toxic habits online. Yet, Generation Z gives significant importance to emotional intelligence, and it was from this perspective that the idea of creating the applicative proposed here comes. The purpose of the app is not necessarily to cure health disorders, however, it offers routes for seeking help. With that in mind, BFine was developed, a semi-functional application for smartphones. In this process, the Design Thinking methodology was employed, with fundamentals from the User Experience (UX) areas, since one of the main objectives of the study is to understand the user, placing them as the center of the whole study, focusing on their needs and limitations when designing an experience. The final result achieved all the objectives proposed in the project specifications.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho desenvolveu o protótipo de um aplicativo para auxílio ao bem-estar e saúde mental dos usuários. Essa ideia é advinda da alta incidência de casos de transtornos mentais, principalmente entre jovens, contribuindo para a epidemia de depressão. Com a maior propagação da tecnologia, estes problemas se intensificaram, principalmente com a chegada das mídias sociais, se tornando um dos principais veículos de hábitos tóxicos online. Entretanto, a Geração Z também valoriza significativamente a inteligência emocional, e foi dessa perspectiva que foi proposto o desenvolvimento do protótipo deste aplicativo. Seu propósito não é necessariamente curar distúrbios de saúde, e sim em apaziguar sintomas prejudiciais e oferecer caminhos para que os usuários queiram procurar ajuda. Com isso em mente, desenvolveu-se o BFine, um protótipo de aplicativo semi- funcional para smartphones. Nesse processo, foi utilizada a metodologia de Design Thinking, com fundamentos das áreas de User Experience (UX), já que um dos principais objetivos do estudo é a aproximação com o usuário, o tratando como centro de todo o estudo e priorizando suas necessidades e limitações ao projetar uma experiência. O resultado final atingiu todos os objetivos propostos nos requisitos do projeto.pt_BR
dc.format.extent117 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofDesign - Florianópolispt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.subjectDesign digitalpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titleDesign digital: BFine - Proposta de aplicativo em auxílio ao bem-estar mentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaCiências Sociais Aplicadaspt_BR


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