Práticas sustentáveis em uma instituição de ensino: uma análise sob a perspectiva da teoria da modernização ecológica
Date
2020Metadata
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Dada uma realidade de intenso processo de globalização e de tecnologia, os assuntos sobre sustentabilidade e ações sustentáveis ganham centralidade no debate socioambiental e, aparece em diversos setores da sociedade, como empresas privadas, Organizações Não Governamentais (ONGs), Instituição de Ensino Superior (IES). Desse modo, o objetivo desse estudo é analisar as práticas sustentáveis adotadas pelo Câmpus Gaspar sob a perspectiva da Teoria da Modernização Ecológica (TME). Foi realizado estudo de caso no IFSC Câmpus Gaspar com os membros da Comissão de Gestão Ambiental (CGA) e do gestor do câmpus para obtenção dos dados. Utilizou-se a técnica análise de conteúdo de Bardin (2011) e a triangulação de dados, que evidenciou que as práticas sustentáveis desenvolvidas no câmpus Gaspar, como Gestão de Resíduos Sólidos e contenção no consumo de energia elétrica e de água, alinham-se às visões de políticas públicas e inovações tecnológicas consideradas importantes pela TME. Ao final do estudo foi verificado o preponderante papel da CGA na efetivação das práticas sustentáveis desenvolvidas no câmpus. A principal conclusão do estudo é que o câmpus pesquisado tem mostrado, desde o início das suas atividades, atenção à sustentabilidade, em específico, o pilar ambiental. E das práticas realizadas, observou-se afinidade aos preceitos da TME em relação às políticas públicas e inovações tecnológicas no cenário das instituições públicas de ensino.
Keyword
SustentabilidadePráticas sustentáveis
Instituições de ensino superior
Teoria da modernização ecológica
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Ciências Sociais AplicadasCollections
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