A compreensão do segundo professor da rede pública acerca do desenvolvimento das habilidades socioemocionais como prática educacional de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo descrever a compreensão do segundo professor acerca do processo de ensino e aprendizagem das habilidades socioemocionais de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa, sendo realizada uma entrevista semiestruturada com quatro profissionais que trabalham como segundo professores de uma escola Municipal da rede pública. Foram investigadas as opiniões das entrevistadas nos seguintes aspectos: práticas educacionais utilizadas pelo segundo professor para desenvolver habilidades socioemocionais nos alunos com autismo, dificuldades na aplicação de atividades que desenvolvam as habilidades socioemocionais, benefícios para a sua prática e a relevância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais para a vida dos alunos com TEA. As respostas foram categorizadas quanto ao papel do segundo professor, a efetivação da prática e as dificuldades encontradas, estratégias educacionais, benefícios para o segundo professor, impasses da formação versus capacitação e os benefícios para os alunos com autismo. A análise dos resultados indica que as dificuldades permeiam o processo da efetivação da prática do segundo professor, devido à falta de recursos e tempo na sala aula, formação contínua e o manejo do aluno. Desse modo, as habilidades socioemocionais acabam ficando em segundo plano, devido às outras demandas do currículo escolar.
Keyword
AutismoHabilidades socioemocionais
Segundo professor
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências HumanasCollections
- Psicologia - Tubarão [149]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms