Show simple item record

dc.contributor.advisorYared, Yalin Brizola
dc.contributor.authorDelfino, Karine Cunha
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-19T21:21:07Z
dc.date.available2020-12-19T21:21:07Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/11961
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou problematizar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública Estadual, de um município do Sul de Santa Catarina, refletindo se elas podem contribuir para desenvolver nos estudantes o pensamento crítico (PC), promovendo uma formação integral dos mesmos. Como procedimento metodológico, este estudo fundamenta-se no paradigma epistemológico do materialismo histórico-dialético, utilizando-se do método dialético de análise da realidade. De caráter qualitativo, a pesquisa possui natureza exploratória e descritiva. Os sujeitos participantes foram 32 professores efetivos e temporários, que desenvolvem suas atividades nas escolas públicas estaduais do referido munícipio. Para a coleta de dados, optamos pela aplicação de um questionário semiestruturado, visando identificar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas em suas práticas docente, inclusive em tempos de pandemia. As questões foram pautadas na taxonomia FA2IA, de Vieira e Vieira (2005) e os dados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo baseada em Triviños (2012) e Bardin (2016). Registrou-se neste estudo que ainda prevalece na prática docente dos participantes a utilização de aula expositiva dialogada e de provas objetivas, propondo-se assim, uma formação continuada para os docentes da Educação Básica que contribua efetivamente com a promoção do PC.pt_BR
dc.format.extent19 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPensamento Críticopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEstratégias didático-pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação integralpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental e Médiopt_BR
dc.titleCurso de Formação do Pensamento Crítico na Educação Básica: uma proposta originada a partir de um estudo exploratório e descritivo sobre práticas de docentes do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil

Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons