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dc.contributor.advisorEidt, Helena Berton
dc.contributor.authorRedivo, Lutcheska Amboni
dc.contributor.authorMaia, Fernanda de Oliveira
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-21T17:26:21Z
dc.date.available2020-12-21T17:26:21Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/12009
dc.descriptionThe Child and Adolescent Statute - ECA (Law No. 8,069, of July 13, 1990) establishes the Child and Adolescent Rights Guarantee System - SGDCA. Law No. 13,431, of April 4, 2017, recently amended the ECA, aiming to standardize and organize the SGDCA, based on the creation of mechanisms that aim to prevent and curb violence against children and adolescents. Considering the complexity inherent in cases of violence against children and adolescents, there are several agencies involved aiming at the full protection of children and adolescents, including the Guardianship Council, the Police Station, the Judiciary and Public Health, Education Policies and Social Assistance. This article seeks to identify and critically reflect on the interfaces of violence against children and adolescents and the effectiveness of the Child and Adolescent Rights Guarantee System - SGDCA, as described in the Child and Adolescent Statute - ECA. To this end, its general objective is to identify the essential elements that make up an Integral Protection Network so that it becomes effective in terms of preventing and tackling cases of violence against children and adolescents. It is concluded that the mere existence of the services that make up an Integral Protection Network, as provided for in the ECA, is not enough.pt_BR
dc.description.abstractO Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990) estabelece o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA. Recentemente a Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017 alterou o ECA, visando normatizar e organizar o SGDCA, a partir da criação de mecanismos que visam prevenir e coibir a violência contra crianças e adolescentes. Considerando a complexidade inerente aos casos de violência contra crianças e adolescentes, são diversos os órgãos envolvidos visando à proteção integral infanto-juvenil, onde cabe destaque para o Conselho Tutelar, a Delegacia de Polícia, o Poder Judiciário e as Políticas Públicas de Saúde, Educação e Assistência Social. Este artigo busca identificar e refletir criticamente a respeito das interfaces da violência contra crianças e adolescente e a efetivação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA, conforme descrito no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA. Para tanto, tem como objetivo geral identificar quais os elementos essenciais que compõem uma Rede de Proteção Integral para que a mesma se torne efetiva em matéria de prevenção e enfrentamento dos casos de violência contra crianças e adolescentes. Conclui-se que a mera existência dos serviços que compõem uma Rede de Proteção Integral conforme está previsto no ECA, não é o suficiente para a efetivação do SGDCA. Nesse sentido, faz-se necessária a capacitação contínua dos operadores de direitos envolvidos que atuam nos serviços, bem como sua articulação em matéria de construção de fluxogramas e protocolos de atendimento e, por fim, considerando o atual contexto político brasileiro, exige-se ainda uma postura de resistência frente a desconstrução e fragilização da efetivação dos direitos do público infanto-juvenil.pt_BR
dc.format.extent15 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriança e adolescentept_BR
dc.subjectDireitospt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectRede de Proteçãopt_BR
dc.titleViolência contra crianças e adolescentes: tecendo a rede de proteção integral.pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR


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