Mediação de conflitos: uma possibilidade de intervenção junto às interações interpessoais no ambiente escolar
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2020Metadata
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Aborda-se a mediação de conflitos como uma possibilidade de intervenção junto às interações interpessoais no ambiente escolar. Parte-se do princípio de que os conflitos são parte da condição humana, portanto, não é diferente no contexto escolar. Argumenta-se que, no contexto escolar, os conflitos surgem pelos mais variados motivos e a mediação pode ser uma estratégia de promoção da cultura da paz, posto promover práticas e relatos de experiências e de escuta, e, assim, minimizar os impactos negativos das relações conflituosas que acometem o contexto escolar. Demonstra-se que, no intuito de implantar alternativas que possam reduzir ou prevenir os conflitos nos contextos escolares, vem-se desenvolvendo práticas pedagógicas que promovem a solução de conflitos. Uma das características definidoras de tais experiências é se voltarem a todos os envolvidos no conflito, incluindo a comunidade. Como pilares da mediação, pauta-se no respeito, na participação, no diálogo e na responsabilidade, restaurando as relações que foram rompidas e reparando o prejuízo. Na mediação escolar o mediador proporciona um ambiente acolhedor, seguro e aberto ao diálogo aos pares em conflito, potencializando o respeito às diferenças. Propõe-se que, além de possível a mediação no ambiente escolar, ações desta ordem são fundamentais porque o espaço escolar pode ser um motivador da harmonia social.
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