Riscos psicossociais em docentes do ensino médio: uma revisão sistemática
Abstract
Introdução: o trabalho é um importante aspecto na determinação da identidade do indivíduo e um componente essencial no processo de desenvolvimento e amadurecimento do ser humano. Os riscos psicossociais associados ao trabalho são decorrentes do desajuste entre gestão e organização, o que afeta os trabalhadores em seus aspectos psicológicos, sociais e físicos, inclusive os docentes. Objetivo: analisar a literatura científica acerca dos efeitos da exposição a fatores de riscos psicossociais no trabalho em docentes do ensino médio da rede estadual. Métodos: revisão sistemática da literatura realizada em sete bases de dados bibliográficos. Incluíram-se estudos epidemiológicos observacionais em inglês, espanhol e português, publicados entre 2016 e 2020, com pontuação acima de 13 pontos, segundo critérios do Checklist for Measuring Quality. Resultados: nos estudos selecionados identificou-se que os docentes estão frequentemente expostos aos riscos psicossociais (intensificação das atividades, jornadas duplas, pressão laboral, indisciplina em sala de aula, infraestrutura precária, exposição ao ruído, falta de apoio social e dificuldade nos relacionamentos interpessoais associados a transtornos psíquicos, como depressão, ansiedade e estresse). Conclusão: os docentes estão submetidos a inúmeros riscos psicossociais que influenciam os aspectos físicos, psíquicos e sociais de sua saúde. O aprofundamento da temática pode estimular o desenvolvimento de estratégias que promovam melhor qualidade de vida e condições de trabalho a esses profissionais.
Keyword
saúde do trabalhadordocentes
riscos psicossociais no trabalho
fisioterapia
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Ciências da SaúdeCollections
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