A GESTÃO DE RISCOS APLICADA PARA TERCEIRIZADOS EM UMA DISTRIBUIDORA DE GÁS NATURAL CANALIZADO
Date
2021Metadata
Show full item recordAbstract
No cenário da matriz energética Brasileira, o gás natural passa a ser a ponte entre o passado e o futuro - tempo em que deixa de ser um subproduto para se tornar o produto principal. Previsões feitas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE, 2019) apontam o aumento do uso do gás natural no Brasil, e um aumento significativo de sua produção em território nacional.
A cadeia produtiva do gás natural envolve diversas etapas: exploração, produção, processamento e distribuição. Na etapa de fornecimento do produto gás natural, diversos processos são realizados para a implantação, a manutenção e a operação da rede de distribuição. Desse modo, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos colaboradores da distribuidora de gás natural canalizado, aplica-se a Gestão de Riscos nos processos, destacando aqui as incertezas dentro da Gestão de Segurança, do Meio Ambiente e da Saúde (SMS).
Importante mencionar que, no processo de SMS, a Gestão de Riscos considera em sua análise o quadro de funcionários concursados e seus terceirizados, e ainda, que todos os envolvidos nos processos internos e externos da Companhia estão sujeitos a fatores de riscos que afetam, ou que poderiam afetar, a sua segurança e a sua saúde. Diante disso, para as causas desses riscos, a empresa estudada pode ser considerada um modelo para o mercado de trabalho.
Keyword
Gás natural. Distribuição. Gestão de SMS. Risco. Terceirizados.xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
EngenhariasCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms