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dc.contributor.advisorRosa, Alzira Izabel dapt_BR
dc.contributor.authorLermen, William Renanpt_BR
dc.date.accessioned2016-11-30T15:01:57Z
dc.date.available2016-11-30T15:01:57Z
dc.date.issued2011
dc.identifier869pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/1312
dc.description.abstractReconhecendo que o futebol é o esporte coletivo com maior influência entre os brasileiros, fez-se necessário encontrar uma maneira de contribuir com esse esporte e consequentemente com a população envolvida nele. Assim, iniciou-se o estudo sobre os jogos cooperativos como instrumento pedagógico no ensino do futebol, pretendendo auxiliar esse esporte como inclusão de valores humanos. Para esse estudo, foram elaborados quinze planos de aula contendo jogos cooperativos aplicados no futebol que foram ministradas a 15 crianças de 11 a 12 anos, inscritas na escolinha do SERC Guarani, na cidade de Palhoça. Todas as crianças moravam próximo ao SERC Guarani e estudavam em colégios públicos da Palhoça. As aulas foram filmadas e analisadas, sendo o último encontro reservado para aplicação de entrevistas com as crianças. Quanto ao objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa. Inicialmente abordou-se na revisão de literatura, a visão dos jogos cooperativos, competitivos e coletivos e sua ligação com o esporte e o desenvolvimento dos valores humanos. Direcionando os estudos acima ao ensino e aprendizagem do futebol, fez-se necessário conhecer as qualidades físicas e habilidades motoras mais utilizadas no futebol para alunos de 11 a 12 anos. Os efeitos obtidos no trabalho resultaram em um processo positivo de aprendizagem cooperativa, onde as crianças tiveram a oportunidade de conviver e desenvolver, através dos jogos, as qualidades físicas e habilidades motoras necessárias, integrando valores como amizade e respeito, sem perder as características do treinamento de futebol. Os jogos cooperativos foram aplicados no início do plano de aula, para as atividades de alongamento e aquecimento; na parte principal, com jogos mais direcionados à partida de futebol; e parte final na volta à calma. Assim, constatou-se que estes jogos podem ser aplicados em todas as partes do treino. Percebeu-se também a necessidade de uma metodologia mais aprofundada sobre os jogos cooperativos para o direcionamento das atividades e finalmente verificou-se que os jogos cooperativos são possíveis instrumentos pedagógicos no ensino do futebolpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofEducação Física Bacharelado - Pedra Branca
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos em grupopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectFutebol infantilpt_BR
dc.subjectJogos de bolapt_BR
dc.subjectEsportes para criançaspt_BR
dc.titleJogos cooperativos como instrumento pedagógico no ensino do futebol para crianças de 11 a 12 anospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.isReferencedByMonografia (Curso de Graduação em Educação Fisíca).pt_BR
dc.hasPart102826_Willian.pdfpt_BR
dc.subject.areaCiências da Saúdept_BR


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