Estilo de vida de crianças e adolescentes que praticam futebol em campo sintético
Date
2012Metadata
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O estilo de vida é entendido como tudo aquilo que se vive e se faz no dia a dia (em casa, no trabalho, na escola, no lazer, com os amigos, entre outros), é resultado da educação, da cultura, da atividade física e desportiva, do convívio em sociedade e de toda dinâmica globalizada que chega às nossas vidas. Este estudo teve como objetivo geral avaliar o estilo de vida de crianças e adolescentes que praticam futebol sintético. Entre os objetivos específicos, pode-se destacar: investigar o estilo de vida das crianças e adolescentes nos aspectos: hábitos alimentares, índice de atividade física, índice de massa corporal e tempo livre, identificar o perfil sócio econômico e relacionar o estilo de vida com o perfil sócio econômico. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, do tipo exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra foi não-probabilística do tipo intencional. Participaram desta pesquisa 30 alunos com idade de 7 a 14 anos do sexo masculino, como critério de exclusão da população teve-se a recusa do responsável da criança em não autorizar as mesmas a responderem o questionário referente ao estudo, a idade, e o sexo. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário on-line, baseado no questionário da Health Behaviour in School-agedChildren (HBSC) relacionadas ao estilo de vida. Os dados foram tabulados e apresentados em forma de gráficos e tabelas. Foi possível verificar que todos os alunos possuem um estilo de vida ativo, pois em alguns aspectos como hábitos alimentares, índice de atividade física, tempo livre e perfil sócio econômico o resultado foi positivo, somente no aspecto de índice de massa corporal os alunos apresentaram um resultado negativo, ficando à maioria a baixa da média, ao relacionar o estilo de vida e o perfil sócio econômico, as variáveis analisadas foram em relação ao salário e a profissão, onde não se identificou nenhuma interferência quanto aos hábitos apresentados. Conclui-se que o instrumento utilizado bem como os resultados alcançados possibilitou avaliar o estilo de vida crianças e adolescentes da instituição pesquisada, objetivo geral desta investigação