Show simple item record

dc.contributor.advisorSchütz, Elinai dos Santos Freitaspt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Amanda Santospt_BR
dc.date.accessioned2016-11-30T15:02:22Z
dc.date.available2016-11-30T15:02:22Z
dc.date.issued2014
dc.identifier1759pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/1382
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal identificar o nível de motricidade global e lateralidade de crianças de ambos os sexos, na faixa etária escolar de 7 a 11 anos. Nessa idade as crianças estão na transição da fase fundamental de movimentos para a fase de movimentos especializados. É nesse período em que mais necessitam explorar e vivenciar suas próprias experiências. O estimulo que a criança adquire nessa fase é de vital importância, pois reflete numa futura qualificação de habilidades físicas no decorrer de toda a vida do individuo, assim como a lateralidade tem papel fundamental para a criança, envolvendo além do contexto esportivo, seu desempenho pedagógico. A literatura aponta para a dificuldade de pais desligarem a criança do meio tecnológico que as rodeiam hoje em dia. Foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada de abordagem quantitativa, quanto aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva exploratória. Participaram da pesquisa 35 crianças com idade media de 112,2 meses, com um desvio padrão de 11,08 de ambos os sexos, praticantes de natação. Para análise de dados foi utilizado o Manual de Avaliação Motora- EDM que identificou e classificou idade motora 2 (IM2), referente a motricidade global, onde na media os sujeitos apresentaram idade motora em 103,88 meses, dando uma diferença de 8,3 meses para media de Idade cronológica (IC), através do quociente motor 2 (QM2) verificou-se que em sua maioria as crianças apresentam desenvolvimento motor normal e ainda a lateralidade das crianças que em sua maioria obtiveram a lateralidade definida, com predominância entre destros e cruzada, e ainda 25,71% apresentaram lateralidade indefinida. A modernização da tecnologia influencia muito no desenvolvimento das crianças hoje em dia, o desinteresse pela atividade física contribui para o não desenvolvimento gradual destas, nessa pesquisa embora as crianças tenham apresentado nível normal de desenvolvimento, de acordo com os resultados para IM2, a media apresentaram-se abaixo da IC. As crianças principalmente nos dias de hoje necessitam de experiências motoras para atingir suas expectativas de desenvolvimento motorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofEducação Física Bacharelado - Pedra Branca
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapacidade motora nas criançaspt_BR
dc.subjectLateralidadept_BR
dc.subjectMotricidadept_BR
dc.titleMotricidade global e lateralidade de crianças de 7 a 11 anos praticantes de nataçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.isReferencedByMonografia (Curso de Educação Física).pt_BR
dc.hasPart109872_Amanda.pdfpt_BR
dc.subject.areaCiências da Saúdept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons