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dc.contributor.advisorLuna, Iúri Novaespt_BR
dc.contributor.authorCastelo, Letícia Benvenutipt_BR
dc.date.accessioned2016-11-30T15:03:40Z
dc.date.available2016-11-30T15:03:40Z
dc.date.issued2009
dc.identifier614pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/1486
dc.description.abstractTendo em vista o papel central e a importância dos professores na sociedade, o presente trabalho visa contribuir para a compreensão desta categoria profissional, promovendo uma articulação entre dois conceitos distintos, a saber: Crença de autoeficácia e Identidade Profissional. A crença de autoeficácia refere-se à percepção da pessoa sobre sua capacidade para exercer determinada atividade, enquanto que a identidade profissional é entendida como a forma como a pessoa se percebe e é percebida nos seus aspectos profissionais. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar a relação entre a crença de autoeficácia e a identidade profissional de professores do ensino médio. Para isso, optou-se por realizar uma pesquisa de delineamento estudo de caso e de objetivo exploratório. Foram realizados oito estudos de caso com professores do ensino médio, sendo quatro deles professores de uma escola pública e quatro de uma escola particular da Grande Florianópolis. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, utilizou-se uma Escala de Autoeficácia Docente para seleção dos professores e entrevista semi-estruturada com os oito participantes escolhidos. Foram entrevistados os dois professores com maior crença de autoeficácia e os dois que apresentaram menor crença de autoeficácia docente de cada escola. Dos quatro professores selecionados da escola pública, dois são do sexo masculino e dois do sexo feminino. Na escola particular, três participantes são homens e uma é mulher. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para sistematização dos dados coletados. As categorias foram organizadas com base nos dois constructos centrais do trabalho: autoeficácia e identidade profissional. Foi possível perceber que os oito professores estudados se identificam com sua profissão e se percebem capazes de ensinar. A partir desse estudo exploratório, propõe-se que a crença de autoeficácia docente pode ser um dos elementos que participa do contínuo processo de construção da identidade profissional dos professores estudadospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia - Pedra Branca
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectIdentidade (Psicologia)pt_BR
dc.titleA crença de autoeficácia docente como um dos elementos da identidade profissional do professorpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.isReferencedByMonografia (Curso de Graduação em Psicologia)pt_BR
dc.hasPart100465_Leticia.pdfpt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


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