Show simple item record

dc.contributor.advisorMaliska, Maurício Eugêniopt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Thais Rosapt_BR
dc.date.accessioned2016-11-30T15:03:44Z
dc.date.available2016-11-30T15:03:44Z
dc.date.issued2010
dc.identifier735pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/1505
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe investigar alguns elementos referentes às intervenções psicanalíticas com crianças. Diante disso, apresenta como objetivo geral, caracterizar as intervenções psicanalistas com crianças; e como objetivo específico, descrever os conceitos teóricos psicanalíticos, as técnicas e a intervenção psicanalítica propriamente dita. Para alcançar esses objetivos, foram realizadas entrevistas com quatro psicanalistas com experiência na prática clínica da psicanálise. A pesquisa classifica-se como exploratória, de caráter qualitativo, com delineamento de estudo de campo. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento a entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados através de categorias elaboradas a partir dos objetivos da pesquisa e do conteúdo das entrevistas, sendo fundamentado através de referencial teórico. Na análise dos dados, puderam-se identificar três categorias relacionadas a conceitos teóricos, técnicas e intervenções psicanalíticas. De acordo com os conceitos teóricos, observaram-se três elementos importantes para a constituição do sujeito: função paterna, teoria da sexualidade e linguagem. No que se refere às técnicas psicanalíticas, foi identificado a escuta analítica, o brincar e outros recursos. Por fim, a intervenção psicanalítica apresentou as seguintes categorias: ato de brincar, o manejo da transferência e a participação dos pais. Ao longo da análise, verificou-se que a constituição do sujeito está atrelada à perda do objeto de desejo; esta perda significativa é fundamental para a sua constituição. Foi possível, então, concluir que a intervenção psicanalítica com crianças é construída através do ato de brincar que se passa na transferência, utilizando os conceitos de função paterna, teoria da sexualidade e linguagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia - Pedra Branca
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleIntervenção psicanalítica com criançaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.isReferencedByMonografia (Curso de Graduação em Psicologia)pt_BR
dc.hasPart101209_Thais.pdfpt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons