Show simple item record

dc.contributor.advisorPretto, Zuleicapt_BR
dc.contributor.authorBrito, Janine Borges Schmidtpt_BR
dc.date.accessioned2016-11-30T15:03:52Z
dc.date.available2016-11-30T15:03:52Z
dc.date.issued2012
dc.identifier1130pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/1552
dc.description.abstractO presente estudo de conclusão de curso visa debater o Bullying escolar, fenômeno cada vez mais frequente nas escolas. O Bullying é compreendido como um fenômeno que envolve experiências de diferentes tipos de violência, comportamento agressivo entre estudantes, atos de agressão física, verbal, moral ou psicológica que ocorrem de modo repetitivo. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a percepção dos alunos do ensino fundamental a respeito do Bullying escolar. O trabalho foi realizado em uma escola privada localizada na região metropolitana de Florianópolis, com crianças com idades entre 10 e 11 anos, estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados foi realizado o grupo focal que consiste na interação dos participantes e o pesquisador, objetivando colher dados a partir da discussão focada em tópicos específicos e diretivos, o que faz essa pesquisa ser caracterizada como qualitativa e exploratória. Foram utilizados recursos como: a entrevista coletiva, a dramatização e a produção de cartazes coletivos. Os dados foram analisados primeiramente por categorias, relacionando-os ao referencial teórico e, posteriormente, construíram-se as conclusões. Ao final deste processo constatou-se que as crianças compreendem o que é bullying escolar a partir das experiências que tiveram anteriormente, na escola, com a família e no convívio social. Percebeu-se também, a importante influência que a escola tem nos casos existentes de bullying escolar e a forma que a mesma lida com situações de violência escolar,tendo esta, importância significativa na formação da personalidade das crianças bem como a família e as relações sociais. Assim, conclui-se, a relevância de discutir esse tema com as crianças como forma de ampliarem seu conhecimento a cerca do mesmo e não o levarem a banalização, conforme depoimentos registrados no corpo do trabalho e em toda literatura referencialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia - Pedra Branca
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssédio nas escolaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO bullying escolar na visão dos alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.isReferencedByMonografia (Curso de Graduação em Psicologia)pt_BR
dc.hasPart105547_Janine.pdfpt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons