Show simple item record

dc.contributor.advisorSena, Hildegar João dept_BR
dc.contributor.authorMoura, Karenpt_BR
dc.date.accessioned2016-11-30T15:04:19Z
dc.date.available2016-11-30T15:04:19Z
dc.date.issued2011
dc.identifier1149pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/1632
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta como tema central a viabilidade de exportação de revestimentos cerâmicos para a Coréia do Sul. O tema visou à realização de uma análise acerca da economia da Coréia do Sul, bem como sua surpreendente evolução desde que o país tornou-se independente. Também foi apreciada a história da cerâmica brasileira, bem como seu atual desempenho. Para finalizar a pesquisa efetuou-se um estudo acerca do principal concorrente brasileiro no setor, a China. Quanto à metodologia, foi efetuada uma pesquisa exploratória com estudo de caso, sendo que a coleta de alguns dados também se realizou através de entrevista com representante comercial da área. Na fundamentação teórica foram abordados os seguintes temas: globalização e economia internacional; análise do mercado internacional - os países emergentes e o BRIC; exportação e importação; estratégias de competitividade. Após efetuação da análise de todos os dados ora mencionados, identificaram-se os motivos pelos quais o país em questão opta, em alguns casos, adquirir cerâmica brasileira, e não chinesapt_BR
dc.description.abstractThis project has as its central theme the feasibility of exporting ceramic tiles to South¿s Korea theme aimed to conduct an analysis on the economy of South Korea, as well as his amazing evolution since the country became independent. Also appreciated was the history of ceramic tiles in Brazil, and its current performance. To finish the search we performed a study on Brazil¿s main competitor in the industry, China. Regarding the methodology, was conducted with an exploratory case study, and some data collection was also held through interviews with area sales representative. In theoretical covered the following themes: globalization and international economics, international market analysis - and the emerging BRIC countries, export and import, competitiveness strategies. After effecting the analysis os all data stated above, identified the reasons why the country in question chooses, in some cases, acquire Brazilian ceramic, not Chineseen
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRelações Internacionais - Tubarão
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExportação Brasilpt_BR
dc.subjectRevestimento cerâmico Brasilpt_BR
dc.subjectExportação Brasil Coreia (Sul)pt_BR
dc.titleAnálise da viabilidade de exportação de revestimentos cerâmicos brasileiros para o mercado da Coréia do Sulpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.isReferencedByMonografia (graduação em Relações Internacionais)pt_BR
dc.hasPart105626_Karen.pdfpt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons