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dc.contributor.advisorMacedo, Kátia Regina dept_BR
dc.contributor.authorSilveira, Edgar Filipe Nunespt_BR
dc.date.accessioned2016-11-30T15:04:32Z
dc.date.available2016-11-30T15:04:32Z
dc.date.issued2010
dc.identifier1140pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/1660
dc.description.abstractEste trabalho pesquisa a importância que o controle dos custos logísticos representa para as empresas brasileiras que buscam competitividade no mercado internacional. Esta maior competitividade pode ser alcançada por meio de um rígido controle de custos logísticos de transporte. Para isso, busca-se conceituar com clareza a logística e sua participação na gestão das empresas, procurando entender a importância que uma correta utilização das ferramentas de logística e dos modais de transporte pode significar em termos de competitividade internacional. Em seguida, busca-se analisar a evolução da logística, desde os conceitos de movimentação de suprimentos militares até o atual estágio chamado de integração estratégica. Também será apresentada a composição dos custos logísticos, diferenciando-os, primeiramente, em: custos fixos, custos variáveis, custos diretos e custos indiretos. E, na continuidade, apresentam-se três conceitos importantes para a solução dos problemas de distribuição associados ao custo: compensações de custos, custo-total e sistema-total. Tratando-se ainda de custos, são apresentados ao leitor, os modais de transporte, dando ênfase às características específicas de cada modal, identificando como cada um deles pode ser melhor utilizado dentro do conceito de movimentação de materiais. Além da análise individual por modal, ainda é estudado como a intermodalidade e a multimodalidade podem oferecer importantes benefícios no transporte de mercadorias para as empresas, pois a aplicação de algumas ferramentas podem ser decisivas nos custos finais dos produtos. Neste contexto, analisa-se o significado da unitização de carga, a qual é representada pela paletização e a conteinerização, e ainda pela consolidação e desconsolidação de carga. Por fim, é apresentado um estudo de caso junto ao grupo HCL Comércio Exterior Ltda, onde são apresentados os dados gerais da empresa, seguidos pelas suas características e pelas rotinas relacionadas à logística. Procura-se também, retomar todos os conceitos estudados durante a revisão bibliográfica, relacionando-os com a empresa onde o autor fez o estágio. Desta forma, é analisado como a empresa operacionaliza seus custos logísticos de transporte, destacando quais são as ferramentas que poderiam ser incluídas no processo logístico da empresa e quais os modais mais apropriados para o transporte de suas mercadorias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRelações Internacionais  - Florianópolis
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogística empresarialpt_BR
dc.subjectTransporte de mercadoriaspt_BR
dc.titleA importância da logística de transporte como vantagem de custos no comércio exteriorpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.isReferencedByMonografia (Curso de Relações Internacionais).pt_BR
dc.hasPart105584_Edgar.pdfpt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


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